Criar um Site Grátis Fantástico
IDADE MÉDIA - III
IDADE MÉDIA - III

IDADE MÉDIA

Ano 1201 a 1453


Ano 1201

Concílio de Soissons.

O Concílio de Soisson conclui pela anulação do casamento do Rei Filipe II com Ingeborg da Dinamarca.


Ano 1202

Início da Quarta Cruzada 

O Papa Inocêncio III decretou a Quarta Cruzada, de 1198, destinada a recuperar a Terra Santa. O Papa dirigiu seu apelo para os cavaleiros e os nobres da Europa, em vez dos Reis, Inocêncio III não estava tentando deliberadamente excluir os Reis, mas o Imperador do Sacro Império Henrique VI tinha acabado de falecer, bem como o Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão (1189-1199) e o Rei da Francia Filipe II não estava disposto a iniciar uma cruzada. A chamada de Inocêncio III foi geralmente ignorada até novembro de 1199, quando uma cruzada foi finalmente organizada em Champagne. Os cruzados foram redirecionados para capturar Zara (Zadar) em 1202 para conseguir dos venezianos navios e transporte para o exército no mar. Constantinopla seria capturada em 1204. Inocêncio III ficou horrorizado com o ataque aos bizantinos por parte dos cruzados. Os cruzados que atacaram Zara foram excomungados automaticamente de acordo com as ameaças de Inocêncio III, uma vez que antes do lançamento da cruzada, o Papa havia insistido que as cidades cristãs não deviam ser atacadas.

O Rei da Inglaterra João I, Sem Terra é condenado à perda das suas possessões no Reino da Francia.

O Rei dos Francos, Filipe II na qualidade de soberano de João I em relação a certos territórios intima-o, na qualidade de Conde de Poitou, para responder a certas acusações feitas pelos barões de Poitou. O rei João I se nega a submeter-se a tal julgamento e é sentenciado com a perda de todas as terras que tinha na França

O Rei da Francia Filipe II invade a Normandia.


Ano 1203

Início do ataque dos cruzados à cidade de Constantinopla

Os cruxzados capturam o subúrbio de Galena e quebram a corrente que protegia a entrada do porto da cidade.

O Imperador Bizantino Aleixo III abandona a cidade de Constantinopla.

Isaac II Ângelo é reconduzido ao trono bizantino.

Aleixo IV é feito co-Imperador Bizantino com o apoio dos cruzados.

Aleixo IV. Nasceu em 1182. Filho do Imperador Bizantino Isaac Ângelo e de sua esposa Herina. Encarcerado (1195) após a deposição do seu pai por seu tio Aleixo III. Celebrou acordo com os cruzados para ser reconduzido ao trono em troca de soldados, dinheiro e da submissão da Igreja Ortodoxa à autoridade papal. Após a invasão de Constantinopla pelos cruzados (1203), o Imperador Aleixo III foge e Isaac II é reconduzido ao trono pela população, apesar da sua cegueira. Feito co-Imperador Bizantino com o apoio dos cruzados (1203), confiou, sob pressão dos cidadãos bizantinos, o lado anti-oriental a Aleixo Ducas (Aleixo V). Feito prisioneiro juntamente com o pai por Aleixo V, faleceu em 1204.


Ano 1204

Os cruzados tomam a cidade de Constantinopla.

Constantinopla que era até então a inconquistada capital do Império Romano do Oriente é submetida à chacina de seus habitantes e à pilhagem de seus tesouros. Não apenas os tesouros de Constantinopla, como também aqueles do Império Bizantino foram divididos entre os conquistadores latinos.

O Rei da Inglaterra João I, Sem Terra perde a Normandia para os Francos.

Balduíno de Flandres é coroado primeiro Imperador latino de Constantinopla.

Balduíno de Flandres. Nasceu em Valenciennes, 1172. Filho de Balduíno V de Hainaut e de Margarida I de Flandres. Irmão de Henrique de Flandres, futuro Imperador Latino de Constantinopla. Desposou (1186) Maria de Champagne com quem gerou Joana e Margarida. Partiu para a quarta Cruzada (1202). Eleito primeiro Imperador Latino de Constantinopla (1204). Capturado pelos Bizantinos na Batalha de Andrinopla (1204). Faleceu em 1205.

Morte da Rainha consorte da Francia e da Inglaterra Leonor Da Aquitânia.

Com a morte da Rainha Leonor, o Ducado da Aquitânia passa para o domínio inglês

Morte dos co-Imperadores Bizantinos Isaac II Comneno e Aleixo IV e início do governo de Aleixo V Ducas

Aleixo V Ducas. Proclamado Imperador Bizantino (1204) com apoio da população durante o domínio de Constantinopla pelos Cruzados.  Faleceu em 1205.


Ano 1205

O Duque da Suábia Filipe é eleito Rei dos Romanos pelo Arcebispo de Colônia.

Morte do Imperador Latino de Constantinopla Balduíno I e início do reinado de Henrique de Flandres.

Henrique de Flandres. Nasceu em 1174. Filho de Balduíno V de Hainaut e de Margarida I de Flandres. Irmão de Balduíno de Flandres, futuro Imperador Latino de Constantinopla. Desposou Agnes de Montferrat (1204). Sucedeu ao irmão (1205). Participou da quarta Cruzada e do cerco de Constantinopla (1204). Desposou Maria da Hungria. Faleceu em 1216 supostamente envenenado por sua própria esposa.

Morte do Imperador Bizantino Aleixo V e início do reinado de Teodoro I Láscaris

Teodoro I Lascaris. Nasceu cerca de 1174. Filho de Manuel Lascaris e de sua esposa Joana Caratzaina. Desposou (1199) Ana Angelina, filha do Imperador Aleixo III Ângelo e de Eufrósine Ducaina Camaterina, com quem gerou Irene Lascarina futura esposa do Imperador Bizantino João III Ducas Vatatzes e Maria Lascarina, futura esposa do Rei Bela IV da Hungria. Desposou ainda Filipa, rainha da Armênia (1212) e Maria de Courtenay (1219). Destacou-se nos combates durante os cercos de Constantinopla na quarta cruzada. Sucedeu ao Imperador Bizantino Aleixo V (1205). Proclamado Imperador (1208). Faleceu em 1221.


Ano 1206

Temudjin é proclamado o Khan dos Khan  pelos chefes das tribos das estepes.

Temudjin (Gengis Khan). Nasceu na Mongólia, cerca de 1162. Proclamado Gengis Khan (1206) entre os Chefes das Tribos das Estepes. Conquistou o Reino Tangute de Hsi Hsia (1207) e o Reino Jin (China). Faleceu em 1227. 

Antes de se tornar Gengis Khan, o futuro senhor da guerra e conquistador era conhecido apenas como Temudjin. Em 1206, em assembléia, Temudjn foi proclamado Gengis Khan, ou governador universal. Por mais de três décadas, Gengis Khan liderou a confederação mongol em diversas campanhias que devastaram imensas áreas da Ásia e subjugaram milhões de pessoas.


Ano 1207

Gengis Khan invade o Reino Jin na China.


Ano 1208

Morte do Duque da Suábia e Rei dos Romanos Filipe da Suábia.

Com a morte do Rei dos Romanos, Filipe de Suábia, Oto IV de Brunswick, agora sem o seu maior rival, é coroado, pelo Papa Inocêncio III Imperador do Sacro Império Romano-Germânico


Ano 1209

Início da Cruzada Albigense.

A Cruzada Albigense foi um conflito armado ocorrido por iniciativa do Papa Inocêncio III com o apoio dos reis francos com o fim de reduzir o Catarismo. Recebeu esse nome por causa da cidade de Albi, no sudoeste do reino franco. Esta era um centro dos cátaros, uma seita herética que se havia estabelecido nos ricos territórios que se estendiam do rio Ródano aos Pirineus, conhecidos em virtude do seu dialeto francês distintivo como o langue d´oc.

Fundação da Universidade de Cambridge e da Ordem Franciscana.

Oto IV de Brunswick é coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico pelo Papa Inocêncio III


Ano 1210

O Imperador do Sacro Império Oto IV de Brunswick é excomungado pelo Papa Inocêncio III.

Com a excomunhão de Oto IV, o Rei francês, Filipe II negocia o trono do Sacro Império com o Rei da Sicília, Frederico II da Germânia

São Francico de Assis dirige-se a Roma para obter autorização da fundação da sua Ordem

São Francisco de Assis (Giovanni di Pietro di Bernadone). Nasceu em Assis, Itália, em 1182. Filho de um comerciante italiano. Engajou-se no exército papal (1205). Fundou a Ordem Medicante dos Frades Menores. Pregou entre os mouros em Marrocos (1219). Foi ao Egito (1219) durante a primeira cruzada. Fundou com Clara d´Offreducci (Santa Clara) a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Teve o corpo coberto com as cinco chagas de Cristo enquanto pregava no Monte Alverne, nos Apeninos. Faleceu em 1226.. 


Ano 1211

Dieta de Nurenberg

Na Dieta de Nuremberg, o Rei da Sicília, Frederico II da Germânia é eleito Rei da Germânia (título tradicionalmente precursor do de Imperador) por uma facção apoiada pelo Papa Inocêncio III que tinha entrado em choque com o Imperador do Sacro Império, Oto IV


Ano 1212

O Rei da Sicília e da Germânia Frederico II é eleito Rei dos Romanos.

Início do co-reinado do Rei da Sicília Henrique VII.


Ano 1213

O Papa Inocêncio III convoca o Quarto Concílio de Latrão 

O Papa Inocêncio III publica a bula Quia maior

Através da Bula, o Papa convoc uma nova cruzada contra os sarracenos no Oriente.

Morte do Rei de Aragão Pedro II e início do reinado de Jaime I

Jaime I. Nasceu em Montpellier, 1208. Filho do Rei de Aragão Pedro II e de sua esposa Maria de Montpellier. Sucedeu ao pai (1213) sob regência de Simão de Monforte. Desposou Leonor de Castela (1221). Desposou Iolanda da Hungria (1235) com quem gerou Pedro II, futuro Rei de Aragão e Isabel de Aragão, casada com o príncipe da Francia Filipe III. Manteve longo conflito com a nobreza aragonesa, vindo a ser por ela preso (1224). Enfrentou rebelião nobilárquica encabeçada pelo sue tio Fernando. Conquistou as ilhas Baleares e Valência. Faleceu em 1276.


Ano 1214

Batalha de Bouvines

Na Batalha de Bouvines, o Rei dos francos, Felipe II enfrenta uma terrível coalizão formada por tropas inglesas e do Sacro Império Romano-Germânico. Em 27 de julho o Rei francês encontra-se em Bouvines com o poderoso exército do Imperador Oto IV de Brunswick e impôs uma pesada derrota aos germânicos. Pouco tempo depois, o Imperador Oto IV perde o seu título

Morte do Rei de Castela Afonso VIII e início do reinado de Henrique I

Henrique I. Nasceu em 1204. Filho do Rei de Castela Afonso VIII e de sua esposa Leonor Plantageneta. Irmão de Berengária, futura Rainha consorte de Leão. Sucedeu ao pai (1214) sob regência de sua genitora e posteriormente sob a regência de sua irmã Berengária de Castela. Desposou Mafalda de Portugal (1215) dissolvida em 1216. Faleceu em 1217 aos 13 anos.

Morte do Rei da Escócia Guilherme I e início do reinado de Henrique II

Henrique II. Nasceu em Haddington, em 1198. Filho do Rei da Escócia Guilherme I e de sua esposa Emengarda de Beaumont. Sucedeu ao pai (1214). Apoiou os Barões que obrigaram o Rei da Inglaterra João I, Sem Terra outorgar a Magna Carta. Invadiu a Inglaterra (1215 e 1218). Renunciou a Nortúmbria (1237). Desposou Joana Plantageneta (1221). Desposou Maria de Coucy (1239), com quem gerou Alexandre III, futuro Rei da Escócia. Faleceu em Kerrara, em 1249.


Ano 1215

O Rei da Inglaterra João I é obrigado a jurar a Magna Carta.

Depois de fracassar na tentativa de recuperar seus domínios na França, o Rei Inglês João I regressou à Inglaterra, onde enfrentou a rebelião dos Barões, os quais o obrigaram, em 15 de junho a assinar, outorgar e jurar a Magna Carta aos barões e à burguesia, insatisfeitos com a sua política. A Magna Carta que limitou o poder monárquico era um tratado de diretios, mas principalmente deveres do Rei para com os seus súditos. Considera-se que este tratado marca o início da monarquia constitucional na Inglaterra.

Quarto Concílio de Latrão.

No quarto Concílio de Latrão, o Papa Inocêncio III promove a reforma pastoral da Igreja Católica e a elucidação de sua doutrina, codificando-a em decretos. Houve, também, a condenação do Cartarismo, definiu-se a transubstanciação e impôs-se a obrigação da assistência à missa pascal. O Quarto Concílio ficou conhecido como o concílio ecumênico mais importante da Idade Média. Com a sua conclusão foram emitidos setenta decretos reformatórios.

Os mongóis capturam a cidade de Zhongdu (Pequim)

O Rei da Sicília e da Germânia Frederico II torna-se Rei dos Romanos.


Ano 1216

Morte do Rei da Inglaterra João I, Sem Terra e início do reinado de Henrique III

Henrique III. Nasceu em Winchester. Filho do Rei da Inglaterra João I e de sua esposa Isabel de Angoulême. Duque da Aquitânia (1216). Sucedeu ao pai (1216). Desposou Leonor de Provença com quem gerou Eduardo I, futuro Rei da Inglaterra. Seu reinado foi marcado por disputas internas. Derrotado na Batalha de Lewes (1264). Feito prisioneiro, foi libertado pelo seu filho Eduardo (1265). Abdicou ao trono (1270). Faleceu em 1272, aos 65 anos.

Morte do Papa Inocêncio III e início do pontificado de Honório III

Honório III (Censio Savelli). Sucedeu ao Papa Inocêncio III (1216). Convocou o Concílio de Paris (1226) que condenou a heresia dos Albigenses. Faleceu em 1227


Ano 1217

Início da Quinta Cruzada.

Início do reinado do Rei da Noruega Haakon IV

Morte do Rei de Castela Henrique I e início do reinado de Berengária

Berengária. Nasceu em Segovia (1180). Filha do Rei de Castela Afonso VIII e de sua esposa Leonor Plantagenta. Irmã de Henrique I, futuro Rei de Castela. Desposou o Rei de Leão Afonso IX, com quem gerou Berengária de Castela, futura Rainha consorte de Jerusalém e regente do Império Latino de Constantinopla e Fernando III, futuro Rei de Leão e Castela. Regente do irmão Henrique I (1214) em Castela. Rainha única de Castela (1217). Abdicou o trono de Castela (1217) em favor do seu filho Fernando III. Faleceu em Las Huegas, 1246.

A Rainha de Catela Berengária abdica em favor de seu filho Fernando III.

Fernando III. Nasceu em Zamora, 1201. Filho do Rei de Leão e Galiza Afonso IX e de sua esposa Berengária, infanta e Rainha de Castela. Meio irmão de Sacha II e de Dulce I  futuras co-Regentes de Leão. Sucedeu a mãe (1217) em Castela, após a abdicação desta. Sucedeu ao pai (1230) em Leão, após a renúncia de suas meias-irmãs. Desposou Beatriz da Suábia (1220), com quem gerou dentre outros Afonso X de Castela e Henrique de Castela. Desposou Joana d´Aumale (1237). Consquistou dentre outras as cidades de Córdova (1236) e Sevilha (1248). Faleceu em 1252, aos 51 anos.

Morte do co-rei da Sicília Henrique VII


Ano 1218

Os mongóis conquistam a Pérsia.

Morte do ex-Imperador do Sacro Império Romano-Germânico Oto IV de Brunswick


Ano 1220

O Rei da Sicília e da Germânia Frederico II é coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico pelo Papa Honório III.

O Imperador do Sacro Império Frederico II promulga tratado com os príncipes da Igreja

O Tratado dava aos bispos da Germânia poder secular em troca do seu apoio à coroação do seu filho Henrique como Rei da Germânia, assegurando assim o domínio daquela parte do Império.


Ano 1222

Morte do Rei da Francia Filipe II


Ano 1223

Início do reinado do Rei da Francia Luis VIII

Luis VIII. Nasceu em Paris, em 1187. Filho do Rei da Francia Filipe II e de Isabel de Hainaut. Conde de Artois (1190). Desposou Branca de Castela (1200), com quem gerou dentre outros Luis IX, futuro Rei da Francia. Sucedeu ao pai (1223)  Proclamado Rei da Inglaterra (1216) mas não coroado. Tomou Winchester conquistando a metade do reino da Inglaterra. Excomungado pelo papa Inocêncio III. Abandonou a pretensão à coroa inglesa, assinando o tratado de Lanbeth (1217). Faleceu em Montpensier, 1226.


Ano 1226

Bula Dourada de Rimini.

Por meio da Bula Dourada de Rimini, o Imperador do Sacro Império, Frederico II da Germânia confirma a legitimidade da administração das terras da Prússia a leste do Rio Vistula pelos Cavaleiros Teutônicos comandados por Hermann Von Salza.

Morte do Rei da Francia Luis VIII e início do reinado de Luis IX, O São Luis

Luis IX, O São Luis. Nasceu em Poissy (1214). Filho do Rei da Francia Luis VIII e de sua esposa Branca de Castela. Sucedeu ao pai (1226) sob a regência de sua genitora, sendo o nono da dinastia capetiana. Em razão da sua menoridade sofreu com as ambições dos ingleses ao trono da Francia. Desposou Margarida de Provença (1234) com quem gerou, dentre outros, Filipe III, futuro Rei da Francia. Ordenou a expulsão dos judeus ao Reino da Francia (1254). Participou da Sétima Cruzada (1248) em companhia da Rainha Margarida e dos irmãos Carlos Capeto (Carlos I de Anjou), futuro Rei da Sicília e Roberto I d´Artois. Feito prisioneiro pelos muçulmanos (1250) foi libertado mediante pagamento de resgate. Organizou e participou da Oitava Cruzada (1270). Faleceu em Tunis, 1270 vitimado possivelmente de peste bubônica ou disinteria. O Rei franco Luis IX foi o primeiro a deixar de lado o título de Rex Francorum e a adotar o título de Rex Franciae

O Rei da França LUIS IX, O São Luis concede ao seu irmão Carlos Capeto o Condado de Anjou.

Carlos Capeto (Carlos I de Anjou). Nasceu em 1226. Filho do Rei da Francia Luis VIII e de sua esposa Branca de Castela. Irmão de Luis IX, futuro Rei da França e de Roberto I d´Artois. Feito Conde de Anjou (1226) pelo irmão Luis IX, sendo o fundador da Casa Capetiana de Anjou, conhecida como Angevinos, que subiram aos tronos italianos de Nápoles, Sicília e Sardenha e ao trono da Hungria. Desposou Beatriz I de Provença, com quem gerou, dentre outros, Carlos II, O Coxo, futuro Rei de Nápoles. Desposou Margarida da Borgonha. Partiu para a sétima cruzada (1248). Feito prisioneiro na Batalha de Mansurah, sendo libertado em 1250.  Invadiu a Itália (1259) conquistando diversas cidades, como Coni, Alba e o Valle de La Maira. Proclamado Senhor de Saluzzo, Ceva e Cravansana (1260). Submeteu ao seu domínio as cidades de Avinhão, Arles e Marselha (1262). Senhor de Turim (1264). Derrotou os senhores de Cremona, de Parma, de Piacenza e de Bréscia (1265).  Venceu ao chefe dos gibelinos (partido do Imperador) em Cremona e Buoso Doara, ocupando a cidade. Senhor de Parto, Pistoia, Luca, Ancona, Rimini, Módena, Mantua, Ferrara, Milão e Bréscia. Nomeado pelo Papa Clemente IV Senador em Roma (1265) e protetor de Florença, além de Chefe do Partido Guelfo (partidário do Papa). Rei da Sicília (1276), através da concessão papal. Partiu em nova cruzada (1270) com o irmão Luis IX. Rei da Albânia (1271). Derrotado pelos gibelinhos (1275) que recuperaram posições na Itália, a exemplo de Gênova, Verona, Mantua, Piemonte, Lombardia, Milão e Borgonha. Perdeu a Sicília para Pedro III de Aragão, após a revolta conhecida por Visperas Sicilianas (1282). Faleceu em Foggia, 1285.


Ano 1227

Gengis Khan invade os territórios no sul da Rússia e na Ucrânia.

Morte do Conquistador e Imperador Mongol Gengis Khan.

Na campanha em Xi Xia, Gêngis Khan caiu do cavalo, contraiu febre alta e morreu. O vasto império que deixou aos filhos estendia do Irã e do Casaquistão a oeste, pela Ásia Central, ao norte da China e o mar do Japão

Morte do Papa Honório III e início do pontificado de Gregório IX

Gregório IX (Ugolino di Anagni). Nasceu em Anagni, Itália. Filho do Conde de Segni. Cardeal (1198). Cardeal-bispo de Óstia (1206). Sucedeu ao Papa Honório III (1227). Incentivou os dominicanos e os franciscanos. Canonizou São Francisco de Assis, São Domingo de Gusmão e Santo Antõnio de Lisboa. Fundou a Santa Inquisição. Faleceu em 1241.


Ano 1228

Início da Sexta Cruzada


Ano 1230

Os mongóis conquistam o principado dos Zacáridas, assim como o resto da Armênia.

Morte do Rei de Leão e Galiza Afonso IX e início do reinado de Sacha II e de Dulce I

Sacha II. Nasceu cerca de 1192. Filha do Rei de Leão e Galiza Afonso IX e de sua esposa Teresa Sanches. Irmã de Dulce I, futura co-Regente de Leão e meia-irmã de Fernando III, futuro Rei de Leão e Castela. Sucedeu ao pai (1230) juntamente com a irmã por testamento. Abdicou ao trono juntatamente com a irmã em favor de Fernando III (1230). Faleceu em 1243.

Dulce I. Nasceu cerca de 1195. Filha do Rei de Leão e Galiza Afonso IX e de sua esposa Teresa Sanches. Irmã de Sacha II, futura co-Regente de Leão e meia-irmã de Fernando III, futuro Rei de Leão e Castela. Sucedeu ao pai (1230) juntamente com a irmã por testamento. Abdicou ao trono juntatamente com a irmã em favor de Fernando III (1230). Faleceu em 1245.

As Rainhas de Leão e Galiza Sacha II e Dulce I abdicam o trono em favor do seu irmão Fernando III.


Ano 1234

Os Mongóis esmagam a Dinastia Jin e controlam o Norte da China.


Ano 1237

Batalha de Cortenuova

O Imperador do Sacro Império, Frederico II da Germânia vence a Liga Lombarda. 

Cavaleiros tártaros atravessam o Rio Voga para invadir a cidade de Moscou

Os russos não eram páreos para a forte cavalaria tártara. Por quase 24 meses, os tártaros devastaram a Rússia. Mas, para alguns príncipes russos, a invasão tártara foi a oportunidade de negociação com o inimigo invasor e reconstruir a cidade de Moscou. Sob a proteção tértara, Moscou começou a drenar os recursos das cidades vizinhas e os territórios anexados formariam um único estado moscovita. Todavia, a cidade continuava a ter que pagar impostos aos tártaros, sitação esta que perduraria até o governo de Ivan III, O Grande, que chegou ao poder em 1462


Ano 1239

O Imperador do Sacro Império Frederico II é excomungado pelo Papa Gregório IX


Ano 1240

A Rússia cai sob os ataques mongóis.


Ano 1241

Morte do Papa Gregório IX e início do pontificado de Celestino IV

Celestino IV (Gaufredo Castiglione). Nasceu em Roma. Sucedeu ao Papa Gregório IX (1241)., faceleu dezessete dias após.

Morte do Papa Celestino IV


Ano 1243

Os Turcos Seljúcidas são derrotados pelos Mongois.

Início do Papado do Papa Inocêncio IV

Inocêncio IV (Sinibaldo Fieschi). Sucedeu ao Papa Celestino IV (1243), após dois anos de vacância. Lutou contra o Imperador do Sacro Império Frederico II, tendo que abandonar Roma, regressando após a morte do Imperador (1250). Faleceu em 1254.


Ano 1248

Início da Sétima Cruzada


Ano 1250

 

Bula Dourada.

Com o colapso do poder do Sacro Império, em 1250, e devido à constante briga com a Igreja de Roma, fez-se necessário a criação de um novo sistema de escolha do imperador. Criou-se, com a edição da Bula Dourada, o conselho dos 07 prícipes-eleitores, que tinham o poder de escolher o comandante do Sacro Império. Durante esse período conturbado, as cidades comerciais se uniram para proteger seus interesses comuns; a mais conhecida delas foi a Liga Hanseática, que reunia poderosas cidades do norte alemão como Hamburgo e Bremen. A partir do século XV, os imperadores foram eleitos quase exclusivamente a partir da dinastia Habscurgo da Áustria.

Morte do Imperador do Sacro Império Frederico II e início do reinado de Conrado IV na Sicília.

Conrado IV. Nasceu em 1228. Filho do Imperador do Sacro Império Frederico II e de sua esposa Iolanda de Brienne. Rei de Jerusalém (1228) após a morte da sua genitora. Desposou Elisabeth da Baviera com quem gerou Conradino, futuro Duque da Suábia, Rei de Jerusalém e Rei da Sicília. Eleito Rei da Germânia (1237), todavia não chegou a ser coroado. Sucedeu ao pai (1250) como Rei da Sicília. Invadiu a Itália para conquistar Roma (1251) mas sem êxito. Excomungado pelo Papa Inocêncio IV (1254). Faleceu em 1254.


Ano 1252

Morte do Rei de Castela, Leão e Galiza Fernando III e início do reinado de Afonso X

Afonso X. Nasceu em Toledo, 1221. Filho do Rei de Castela, Leão e Galiza Fernando III e de sua esposa Isabel Hohenstaufen (Beatriz da Suábia). Sucedeu ao pai (1252) em Leão e Castela. Desposou Beatriz de Castela e Violante de Aragão (1246) com quem gerou, dentre outros, Sancho IV futuro Rei de Leão e Castela. Eleito Sacro Imperador Romano Germânico (1257) mas sem, todavia, exercer o cargo de fato. Faleceu em 1284, aos 63 anos.


Ano 1254

Morte do Papa Inocêncio IV e início do pontificado de Alexandre IV

Alexandre IV (Rinaldo Conti). Nasceu em Anagni, Itália (1119). Sobrinho do Papa Gregório IX. Cardeal (1227). Sucedeu ao Papa Inocêncio IV (1254). Prosseguiu a guerra contra os descendentes do Imperador Frederico II. Viveu a maior parte fora de Roma em razão do conflito entre Guibelinos e Guelfos. Faleceu em 1261.

Morte do Rei da Sicília Conrado IV


Ano 1258

Os mongóis derrubam o Califado Abássida e saqueiam a cidade de Bagdá


Ano 1261

Os Bizantinos retomam a cidade de Constantinopla dos cruzados.

Morte do Papa Alexandre IV e início do pontificado do Papa Urbano IV

Urbano IV (Jacques Pantaléon). Nasceu em Troyes, França (1195). Patriarca Latino de Jerusalém. Sucedeu ao Papa Alexandre IV (1261).  Empenhou, sem sucesso, levantar uma nova cruzada. Faleceu em Perúgia, 1264


Ano 1262

A Groelândia é submetida ao Rei da Noruega Haakon IV

Haakon IV. Nasceu em 1204. Coroado em 1217. Faleceu em 1263.

O Rei da Inglaterra Henrique III é feito prisioneiro e o Conde Inglês Simon de Montfort

Simon de Montfort. Nasceu cerca 1160. Filho do Barão de Montfort Simão III e de sua esposa Amicie de Beaumont. Conde de Leicester (1206). Conde de Tolouse (1215). Coordenou o exército cruzado (1209) contra os cátaros. Derrotou o exército do Rei de Aragão Pedro II. Aprisionou o Rei da Inglaterra Herique III (1264) durante a Batalha de Lewes. Exerceu o governo da Inglaterra. Faleceu em 1265 assassinado pelo príncipe inglês Eduardo I.

O Rei inglês e toda sua Corte, assim como seus principais adeptos foram aprisionados e Simon de Monfort assume o governo inglês. Simon firmou com o Rei prisioneiro e o partido derrotado um tratado pelo qual os direitos da Coroa eram respeitados em teoria, eis que na prática o Rei e seu filho ficariam sujeitos a controles rígidos


Ano 1263

Morte do Rei da Noruega Haakon IV e início do reinado de Magno VI

Magnus VI. Sucedeu ao Rei Haakon IV (1263). Faleceu em 1280.


Ano 1264

Morte do Papa Urbano IV 


Ano 1265

Início do pontificado de Clemente IV

Clemente IV (Guy Foulqus). Secretário do Rei da França Luis IX. Sucedeu ao Papa Urbano IV (1264), após mais de dois anos de vacância. Faleceu em 1268.

Morte do Conde da Inglaterra. Simon de Montfort


Ano 1266

O Rei da Noruega Magnus VI cede a Ilha de Man à Escócia.

A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do Mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (leste), da Escócia (norte) e da Irlanda do Norte (oeste). Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km².

O Imperador da Mongólia Kublai Khan funda a capital de Cambaluc (Pequim)

Kublai Khan.  Nasceu em 1215. Filho de Sasuke e de Sorghaghtani. Neto de Gengis Khan. Quinto grande Khan do Império Mongol. Fundador da Dinastia Yuan (1271). Reclamou o título de Imperador Mongol após a morte do irmão Mongke (1260). Primeiro Imperador não-chinês a conquistar toda a China. Contratou o genovês Marco Polo como embaixador do Império. Faleceu em 1294, aos 79 anos.

O viajante genovês Marco Polo visita a Corte do Imperador da Mongolia Kublai Khan em Cambaluc (Pequim)

Marco Polo. 

O Conde de Anjou Carlos I de Anjou conquista a Sicília, tornando-se o primeiro Rei de Nápoles.

Carlos I de Anjou. Nasceu em 1226. Filho do Rei da França Luis VIII e de sua esposa Branca de Castela. Irmão de Luis IX, futuro Rei da França. Feito Conde de Anjou (1226), por seu irmão. Desposou Beatriz I de Provença, com quem gerou, dentre outros, Carlos II, O Coxo, futuro Rei de Nápoles. Desposou Margarida da Borgonha (1267). Partiu para as cruzadas (1248 e 1270) com o Rei Luis IX, O São luis. Feito prisioneiro na Batalha de Mansurah. Ocupou diversas cidades italianas, dentre as quais Coni, Alba e Valle de La Maira (1259). Tornou-se Chefe do Partido Guelfo (partidário do Papa). Invadiu Turim (1254). Rei da Sicília (1265) pelo Papa Clemente IV. Rei de Nápoles (1266). Rei da Albânia (1273). Conquistou Acre (1277). Lutou contra o Rei de Aragão Pedro, durante as chamadas Vésperas Sicilianas (1282), perdendo o Reino da Sicília. Faleceu em 1285


Ano 1267

São Tomás de Aquino escreve a Suma Teológica

Tomas de Aquino defendia o valor da razão humana e do conhecimento natural e empenhou-se em conciliar o aristotelismo com o cristianismo. Sua maior obra, Suma Teológica é uma exposição sistemática do pensamento cristão


Ano 1268

Morte do Papa Clemente IV


Ano 1270

Início da Oitava Cruzada.

Ao final da Oitava Cruzada houve a perda dos Estados latinos do Oriente: Beirute, Trípoli, Sidon e Tiro.

Morte do Rei da França Luis IX, O São Luis e início do reinado de Filipe III

Filipe III. Nasceu em Poissy, 1245. Filho do Rei da França, Luis IX, O São Luis e de sua esposa Margarida da Provença. Tornou-se herdeiro após a morte do seu irmão, o primogênito João (1260). Sucedeu ao pai (1270).  Desposou (1262) Isabel de Aragão, com quem gerou, dentre outros, Carlos, futuro Conde de Valois e Filipe IV, O Belo, futuro Rei da Francia. Desposou (1274) Maria de Brabante, com quem gerou, dentre outros, Luis, futuro Conde d´Evreux, Branca de França, futura Rainha da Boêmia e Margarida de França, futura Rainha da Inglaterra. Faleceu em Perpinhã, 1285.


Ano 1271

Início do pontificado do Papa Gregório X

Gregório X (Teobald Visconti) Monge da Ordem Cisterniense. Sucedeu ao Papa Clemente IV (1271)., após três anos de vacância, o maior registrado em toda a história da Igreja. Reuniu o Concílio de Lyon (1274). Promulgou a Bula de Regno Portugaliae (1276), que excomungou o Reino de Portugal e o Rei português D. Afonso III. Faleceu em Arezzo, 1276, beatificado em 1713.


Ano 1272

Morte do Rei da Inglaterra Henrique III e início do reinado de Eduardo I, O Pernalonga.

Eduardo I, O Pernalonga. Nasceu em 1239. Filho do Rei da Inglaterra Henrique III e de sua esposa Leonor da Provença. Sucedeu ao pai (1272). Derrotou o Conde de Leicester, Simon de Montfort (1265), durante a Batalha de Evesham. Partiu em Cruzada (1270) com o Rei da França Luis IX. Retornou à Inglaterra para reclamar a Coroa após a morte do seu pai (1272). Derrotou os rebeldes do País de Gales (1282) incorporando-o a Inglaterra (1290). Apoiou João Balliol à  Coroa da Escócia dando origem à primeira guerra da independência escocesa, cujo líder William Walace fez prisioneiro e condenou à morte por traição. Desposou Leonor de Castela com quem gerou, dentre outros, Edurado II. Desposou Margarida de França. Faleceu em 1307, aos 67 anos.

O Príncipe Eduardo encontrava-se na Sicília quando o seu pai, o Rei inglês, Henrique III morreu. Raros príncipes haviam recebido educação tão completa na arte de governar quanto Eduardo I, quando, aos 33 anos de idade, a morte de seu pai lhe transferiu a Coroa. Eduardo I era um líder experimentado e um general competente. Havia carregado o pai nas costas; empenhara-se em lutar com Simon de Montfort e, embora partilhasse muitas de suas opiniões, destruíra-o. Eduardo foi também o primeiro dos reis ingleses a empenhar os recursos da Coroa no esforço de expensão nacional no Oeste e no Norte; e a ele é devida a conquista das áreas independentes da Gales e o estabelecimento da fronteira ocidental.


Ano 1274

O Imperador da Mongólia Kublai Khan é repelido pelos samurais no Japão.

Morte do padre dominicano Tomás de Aquino


Ano 1276

Primeira Batalha de Independência Galesa.

O Rei inglês, Eduardo I e Llywelyn Gruffudd, último príncipe galês, assinam o tratado de Aberconwy, desmembrando o principado de Gales.

Fundação da primeira fábrica de papel européia

A fábrica foi fundada na cidade de Fabriano, Itália.

Morte do Papa Gregório X e início do pontificado de Inocêncio V

Inocêncio V (Pierre de Tarentaise). Nasceu em Tarentaise, Borgonha. Arcebispo de Lyon e Primaz das Gálias. Cardeal-bispo de Óstia (1273). Sucedeu ao Papa Gregório X (1276), durante cinco meses. Faleceu em 1276 e beatificado em 1878.

Morte do Papa Inocêncio V e início do pontificado de Adriano V

Adriano V (Ottobuono Fieschi). Nasceu em Gênova (1215). Sucedeu ao Papa Inocêncio V (1276). Faleceu em 1276.

Morte do Papa Adriano V e início do pontificado de João XXI

João XXI (Pedro Julião).  Nasceu em Lisboa, Portugal. Sucedeu ao Papa Adriano V (1276). Médico e professor da Universidade de Siena (1246). Decano da Sé de Lisboa (1261). Arcebispo de Braga (1273). Cardeal-bispo de Frascati (1274). Sucedeu ao Papa Adriano V (1276). Esforçou-se para reunir a Igreja Grega e a Igreja do Ocidente bem como a reconciliação das grandes nações européias, como França, Alemanha e Castela. O poeta italiano Dante Alighieri em sua obra Divina Comedia coloca a alma de João XXI no Paraíso. Faleceu em 1277, aos 51 anos, vítima do desmoronamento das paredes do seu aposento.

Morte do Rei de Aragão Jaime I e início do reinado de Pedro III

Pedro III. Nasceu em Valência, 1239. Filho do Rei de Aragão Jaime I e de sua esposa Iolanda da Hungria. Sucedeu ao pai (1276) em Aragão, na Catalunha e em Valência. Desposou (1262) Constança de Hohenstaufen, com quem gerou Afonso III e Jaime II, futuros reis de Aragão, bem como Isabel, rainha consorte de Portugal e Frederico III, futuro rei da Sicília. Seu reinado foi marcado pela expansão do reino de Aragão no Mediterrâneo. Reivindicou o trono da Sicília após o casamento com Constança, filha do Rei da Sicília Manfredo, morto em 1266 por Carlos I de Anjou, na Batalha de Benvento. Coroado Rei de Palermo (1282) após a expulsão dos franceses nas chamadas Vésperas sicilianas. Derrotou Carlos I de Anjou, vindo a ser excomungado (1282) pelo Papa Martinho IV. Lutou contra a invasão do Rei da Francia Filipe III (1284), vindo a derrotá-lo. Faleceu em 1285.


Ano 1277

Abertura da rota marítima da Itália a Flandres.

Morte do Papa João XXI e início do pontificado de Nicolau III

Nicolau III (Giovanni Gaetano Orsini). Cardeal-diácono. Protetor dos Franciscanos Inquisitor-Geral. Sucedeu ao Papa João XXI (1277). Fortaleceu o poder papal na Itália. Faleceu em 1280. O poeta italiano Dante Alighieri o coloca no inferno em sua obra Divina Comédia por ter cometido simonia. 


Ano 1279

O Imperador dos Mongóis Kublai Khan funda a Dinastia Yuan 

Kublai Khan destroi a última resistência da Dinastia Song, na China e funda a Dinastia Yuan


Ano 1280

Morte do Papa Nicolau III


Ano 1281

Início do pontificado do Papa Martinho IV

Martinho IV (Simon de Brion). Nasceu em Touraine, França, cerca 1220. Padre em Rouen. Chanceler do Rei da França Luis IX (1260). Padre-Cardeal (1262). Sucedeu ao Papa Nicolau III (1281), com apoio do Rei da Sicília Carlos I de Anjou. Excomungou o Imperador de Bizâncio Miguel VIII Paleólogo que obstava os planos de Carlos I de Anjou de restaurar o Império Latino do Oriente. Excomungou o Rei de Aragão Pedro III (1282) após este ter derrotado Carlos I de Anjou na chamada Véspera Siciliana. Abandonou Roma (1285). Faleceu em Perugia, 1285. Na sua obra Divina Comédia, o poeta italiano Dante Alighieri coloca o Papa Martinho IV no purgatório.


Ano 1282

Vésperas Sicilianas

O Rei de Aragão Pedro III conquista a Sicília e depõe o seu governador Carlos I de Anjou, coroando-se Rei e dividindo o reino.


Ano 1284

Casamento do Príncipe francês Felipe IV, O Belo e Joana I de Navarra.

O matrimônio conferiu a Felipe IV os títulos de Rei de Navarra e Conde de Champagne, até a morte da sua esposa, em 1305

Felipe IV, O Belo. Nasceu em Fontainebleau, 1268. Filho do Rei da França Filipe III e de sua esposa Isabel de Aragão. Sucedeu ao pai (1285). Desposou (1284) Joana I de Navarra, com quem gerou Luis X, Filipe V e Carlos V, futuros reis da França e Isabel de França, futura Rainha consorte da Inglaterra. Participou da cruzada aragonesa com o objetivo de destituir o Rei de Aragão Pedro III da Sicília, sem sucesso. Confiscou os bens dos banqueiros lombardos e dos abades (1292). Sob o seu reinado ocorreu o chamado Atentado de Anagni, quando o seu conselheiro Guilherme de Nogaret foi enviado para a Itália a fim de obrigar a renúncia do Papa Bonifácio VIII. Também sob o seu governo ocorreu a supressão da Ordem dos Templários, e a morte do último dos seus grão-mestres, Jaques de Molay (1314). Faleceu em 1314 vítima de derrame cerebral.

Joana I de Navarra.

Cruzada Aragonesa

O Rei francês, Felipe III fracassa na tentativa de depor o Rei Pedro III de Aragão, e colocar no seu lugar Carlos de Valois, seu irmão mais novo.

Morte do Rei de Leão e Castela Afonso X e início do reinado de Sancho IV

Sancho IV. Nasceu cerca de 1257. Filho do Rei de Castela Afonso X e de sua esposa Violante. Sucedeu ao pai (1284). Desposou Maria de Molina com quem gerou, dentre outros, Isabel, rainha consorte de Aragão e Fernando VI, futuro Rei de Castela. Faleceu em 1295.


Ano 1285

Morte do Papa Martinho IV e início do pontificado de Honório IV

Honório IV (Giacomo Savelli). Nasceu em Roma (1210). Sucedeu ao Papa Martinho IV (1285), aos 75 anos. Excomungou Jaime III, filho do Rei de Aragão Pedro III, por considerar que este havia usurpado o trono da Sicília. Faleceu em 1287.

Morte do Rei da França Filipe III e início do reinado  de Filipe IV, O Belo

Morte do Rei de Nápoles Carlos I de Anjou e início do reinado de Carlos II.

Morte do Rei de Aragão Pedro III e início do reinado de Afonso III

Afonso III. Nasceu em 1265. Filho do Rei de Aragão Pedro III e de Constança da Sicília. Sucedeu ao pai (1285). Deu continuidade a campanha de seu pai contra as Ilhas Baleares para punir seu tio Jaime II de Maiorca por apoiar a França durante a disputa pela Sicília. Conquistou a cidade de Maiorca de Ibiza (1286). Procurou manter o controle de Aragão sobre a Sicília. Faleceu em 1291.

Início do reinado do Rei da Sicília Jaime II.

Jaime II. Nasceu em Valência, 1267. Filho do Rei de Aragão Pedro III e de sua esposa Constança II da Sicília. Irmão de Afonso III, futuro Rei de Aragão. Sucedeu ao pai (1285) na Sicília e ao irmão (1291) no reino de Aragão. Conquistou a Córsega e a Sardenha (1323-1325), incorporando-as ao reino de Aragão. Desposou Isabel de Castela e Morina (1291). Desposou Branca de Nápoles (1295) com quem gerou, dentre outros, Afonso IV, futuro Rei de Aragão. Desposou ainda Maria de Chipre e Elirenda de Moncada. Faleceu em Barcelona, 1227.


Ano 1286

Morte do Rei da Escócia Alexandre III e início do reinado de Margarida

Margarida.

O Rei escocês caiu de um rochedo com seu cavalo na escuridão, deixando como herdeira Margarida, sua neta, conhecida como a Donzela da Noruega, com apenas 3 (três) anos de idade


Ano 1287

Morte do Papa Honório IV


Ano 1288

Início do pontificado do Papa Nicolau IV

Nicolau IV (Girolamo Masei de Ascoli). Nasceu em Ascoli, Itália (1227). Sucedeu ao Papa Honório IV (1287), após um ano de vacância, devido à peste que assolava Roma. Primeiro Papa Franciscano. Promoveu missões entre tártaros e mongóis. Faleceu em 1292.


Ano 1290

Morte da Rainha da Escócia Margarida

A rainha escocesa morreu a caminho da Inglaterra, eis que iria casar com o Príncipe Eduardo II. Sua morte causou um problema na sucessão do trono escocês. Como as alternativas eram a divisão da Escócia em dois reinos rivais ou uma guerra civil, os nobres escoceses foram induzidos a procurar o rei inglês, Eduardo I, que se decidiu em 1292 a favor de João Balliol, confirmando, assim, a sua soberania na Escócia. Em sua difícil situação, os barões escoceses aceitaram a decisão do rei inglês, mas também forneceram ao novo rei João um autoritário conselho de doze grande lordes para intimidá-lo




















Rating: 2.1/5 (178 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página




Total de visitas: 12004