Criar uma Loja Virtual Grátis
IDADE MÉDIA - II
IDADE MÉDIA - II

 
IDADE MÉDIA

Ano 1001 a 1200


Ano 1001

O Imperador do Sacro Império Oto III nega a autenticidade da Doação de Pepino

O Documento denominado Doação de Pepino teria sido forjado pelo Rei franco, Pepino, O Breve, em 756 com base numa suposta doação do Imperador Romano, Constantino I, O Grande que em 315 d.c que teria cedido a cidade de Roma e parte da Itália aos Papas

Estevão é coroado o primeiro Rei da Hungria

Estevão (Szent István Király). Nasceu em Esztergom (975). Filho do Chefe dos Magiares Géza e de sua esposa Sarolt. Batizado (985) por Santo Adalberto de Praga como pré-condição para receber de Roma a coroa da Hungria. Desposou Gisela da Baviera (995), com quem gerou Imre, Otto e Hedvig. Primeiro Rei da Hungia (1001), coroado pelo Papa Silvestre II. Faleceu em 1.038.


Ano 1002

O Rei da Inglaterra Ethelred II, O Irresoluto rompe a trégua com os Vikings e ordena o massacre das comunidades Dinamarquesas estabelecidas na costa da Inglaterra.

Entre as vítimas do massacre estava Gunnhild, irmã do Rei da Dinamarca, Sweyn, que jurou vingança e durante 2 anos cumpriu seu juramento, massacrando os ingleses de Exeter, Wilton, Norwich e Thetford.

Morte do Imperador do Sacro Império Oto III

Início do reinado do Rei da Germânia Henrique II.

Henrique II. Nasceu em 973. Filho do Duque da Bavária Henrique. Exilado durante boa parte de sua vida em razão de seu pai ter se revoltado contra os últimos Imperadores. Sucedeu ao primo (1002) como Rei da Alemanha com a ajuda do arcebispo de Mainz. Rei da Itália (1004). Imperador do Sacro Império (1014) coroado pelo Papa Bento VIII. Desposou Cunegundes. Faleceu em Bamberg (1024) sem deixar descendentes. Foi canonizado em 1147 pelo Papa Clemente II.


Ano 1003

Morte do Papa Silvestre II e início do pontificado de João XVII

João XVII (Giovanni Sicco). Sucedeu ao Papa Silvestre II (1003). Faleceu em 1003

Morte do Papa João XVII  


Ano 1004

Início do pontificado do Papa João XVIII.

João XVIII (Giovanni Fasano di Roma). Sucedeu ao Papa João XVII (1004). Faleceu em 1009.

O Príncipe da Francia Henrique I anexa o Ducado de Borgonha.

Henrique I. Nasceu em Reims (1008). Filho do Rei da Francia Roberto II e de sua esposa Constança de Arles. Co-regente (1027). Sucedeu ao pai (1031). Desposou Matilde da Frísia (1060). Desposou Ana de Kiev (1051) com quem gerou Filipe I, futuro Rei da Francia. Tutor de Guilherme, futuro duque da Normandia e futuro Rei da Inglaterra. Durante o seu reinado os domínios reais atingiram a extensão mínima territorial em toda a história da França. Faleceu em Vitry-aux-loges (1060). Sepultado na Basílica de Saint-Denis.

O Ducado de Borgonha era um dos estados mais importantes da Europa medieval, independente entre 880 e 1482. O feudo do Duque da Borgonha correspondia aproximadamente a atual Borgonha, região da França. O ducado da Borgonha foi política e economicamente muito importante; tecnicamente vassalos do rei franco/francês, os duques da Borgonha souberam conservar a autonomia, manter uma política própria e ser susseranos de diversos condados e senhorios, incluindo o Condado da Borgonha

Morte do Rei de Pamplona Garcia Sanchez II e início do reinado de Sancho Garcês III, O Grande

Sancho Garcés III, O Grande. Nasceu cerca de 991. Filho do Rei de Pamplona Garcia Sanchez II e de sua esposa Jimena Fernandez. Sucedeu ao pai (1004) como primeiro Rei de Navarra e Conde de Aragão. Relacionou-se com Sancha de Aibar com quem gerou Ramiro Sanchez, futuro Rei de Aragão. Desposou Munia Mayor de Castela (1010) com quem gerou Fernando I, o Magno, futuro Rei de Castela e Leão e Garcia Sanchez de Nájera, futuro Rei de Navarra. Rex Hispaniarum (1029) ao herdar o condado do irmão Garcia II Sanches. Faleceu em 1035. 


Ano 1006

O Rei da Dinamarca Sweyn I retorna à Inglaterra e devasta a região de Kent.

Sweyn I faz com que o Rei inglês Ethelred II, O Irresoluto cumprisse outra trégua de curta duração por 36.000 libras de prata.


Ano 1008

Muhmud de Ghazni promove os primeiros ataques muçulmanos no norte da Índia.


Ano 1009

Morte do Papa João XVIII e início do pontificado de Sérgio IV

Sérgio IV (Pietro Buccaporci). Nasceu em Roma (965). Sucedeu ao Papa João XVIII (1009), com intervenção da família dos Crescêncios. Convenceu os príncipes italianos a se aliarem conra os sarracenos para salvar o Santo Sepulcro. Faleceu em 1012


Ano 1011

Casamento do Rei de Pamplona Sancho Garcés III e Munia de Castela.

Munia de Castela. Nasceu em 995. Filha do Conde de Casela Sancho Garcia e de sua esposa Urraca Gomez. Desposou Sancho Garcês III, Rei de Pamplona (1011), com quem gerou Fernando I, O Magno, futuro Rei de Castela e de Leão e Garcia Sanchez, futuro Rei de Navarra. Faleceu em 1067.

Através do casamento com Munia de Castela, o Rei de Pamplona, Sancho III torna-se o senhor de quase toda a Penísula Ibérica e intitula-se Rex Hispaniarum, Rei das Espanhas.


Ano 1012

Morte do Papa Sérgio IV e início do pontificado de Bento VIII

Bento VIII. Nasceu em Roma. Irmão de Romanus de Túsculo, futuro Papa João XIX. Sucedeu ao Papa Sérgio IV (1012), com apoio do Imperador do Sacro Império Henrique II. Derrotou os sarracenos que estavam atacando o litoral da Itália. Tornou obrigatório o celibado entre os padres. Tentou controlar, através de leis, a simonia e o dolo. Faleceu em 1024.


Ano 1013

O Rei da Dinamarca Sweyn I derrota o Rei da Inglaterra Ethelred, O Irresoluto tornando-se Rei da Ilha.

Sweyn I acompanhado por seu filho mais novo, Canuto, chegou de novo à Inglaterra, submeteu os dinamarqueses de Yorkshire e os Cinco Boroughs, da Danelaw, foi aceito como soberano da Nothumbria e de Mércia Dinamarquesa, saqueando Oxford e Winchester numa expedição punitiva e embora repelido em Londres, foi proclamado Rei da Inglaterra, enquanto Ethelred procurava refúgio com o duque da Normandia.


Ano 1014

Ethelred II, O Irresoluto regressa à Inglaterra para recuperar a coroa ocupada pelo Rei dinamarquês Sweyn I.

Início do reinado do Rei da Dinamarca Harold II.

Harold II. Filho do Rei da Inglaterra Sweyn I. Sucedeu ao Pai (1014) na Dinamarca. 


Ano 1015

Morte do Rei da Inglaterra Sweyn I.

Com a morte do seu pai, Canuto, O Grande reivindica a Coroa inglesa, mas é repelido pelo filho do rei inglês, Edmund II, Braço de Ferro


Ano 1016

Morte do Rei da Inglaterra Ethelred II, O Irresoluto 

Edmundo II, Braço-de-Ferro inicia sua reivindicação ao trono inglês

Edmundo II, Braço de Ferro. Filho do Rei da Inglaterra Ethelred II, O Irresoluto e de sua esposa Aelfgifu da Nortumbria. Meio-irmão de Alfredo e de Eduardo, O Confessor, este último futuro Rei da Inglarterra. Sucedeu ao pai (1016), todavia, quem dominava a Ilha, desde 1014 era Canuto I, O Grande filho do Rei da Dinamarca e da Inglaterra Sweyn I. Após ser derrotado por Canuto I na Batalha de Assadum, foi-lhe concedido pelo Rei Viking o governo de Wessex e a promessa de que o sucederia como Rei da Inglaterra caso Canuto I falecesse primeiro. Faleceu em 1016. 

Morte do Rei de Wessex Edmundo II, Braço-de-Ferro 

Início do reinado do Rei da Inglaterra Canuto I, O Grande.

Coma morte de Edmundo II, toda resistência, moral e militar ruiu diante dos dinamarqueses. A família de Ethelred II foi eliminada da linhagem real e os últimos filhos da cada de Wessex fugiram para o exílio. Os magnatas ingleses concordaram em comprar o exército dinamarquês com uma grande indenização e o novo rei.

Canuto I, O GrandeFilho do Rei da Dinamarca e da Inglaterra Sweyn I e de sua esposa Gunhilda da Polônia. Sucedeu ao pai (1016) na Inglaterra. Rei da Dinamarca (1018) e da Noruega (1028). Venceu o Rei Edmundo II, Braço de Ferro na disputa ao trono inglês (1016), durante a Batalha de Assadun. Celebrou tratado no qual cedia a Edmundo II o Reino de Wessex, bem como lhe garantia a sucessão da Inglaterra caso lhe sobrevivesse, o que não aconteceu. Rei único da Inglaterra (1016). Desposou Emma da Normandia, viúva do Rei inglês Ethelred II, O Irresoluto, com quem gerou Canuto II (Hardicanute), futuro Rei da Inglaterra. Manteve relacionamento extraconjugal com Aelfigu com quem gerou Haroldo I, Pé de Lebre, futuro Rei da Inglaterra. Seu reinado é lembrado como de estabilidade interna na Inglaterra, na qual introduziu uma política de feudos. Faleceu em 1035. 


Ano 1017

Casamento do Rei da Inglaterra Canuto, O Grande e Ema da Normandia

Ema da Normandia. Filha do Duque da Normandia Ricardo. Desposou o Rei da Inglaterra Ethelred II, O Irresoluto, com quem gerou Eduardo, O Confessor, futuro Rei da Inglaterra. Desposou o Rei da Inglatera Canuto, O Grande, com quem gerou Hardicanute, futuro Rei da Inglaterra.

Morte do Conde de Castela Sancho Garcia e início da administração de Garcia Sanchez

Garcia Sanchez.  Filho do Conde Soberano de Castela Sancho Garcia e de sua esposa Urraca Gomez. Sucedeu ao pai (1017). Faleceu em 1029.


Ano 1018

O Imperador Bizantino Basílio II derrota os Eslavos e conquista o Reino Búlgaro,

Baílio II amplia as fronteiras do Império até as margens do Rio Danúbio pela primeira vez desde o século VII.

Morte do Rei da Dinamarca Harold II

Início do reinado do Rei da Dinamarca Canuto, O Grande.


Ano 1024

Morte do Papa Bento VIII e início do pontificado de João XIX

João XIX (Romanus de Túsculo). Cônsul e Senador Romano. Sucedeu ao seu irmão, o Papa Bento VIII (1024). Coroou Conrado II imperador do Sacro Império (1027). Faleceu em 1032.

Morte do Imperador do Sacro Império Romano Germânico Henrique II

Início do reinado do Rei da Gerânia Conrado II 

Conrado II. Nasceu em Ultrecht, cerca 990. Filho do Conde Henrique de Speyer e de sua esposa Adelaide da Alsácia. Sobrinho do Papa Gregório V. Desposou Gisela da Suábia (1016) com quem gerou Henrique III, futuro Imperador do Sacro Império e Matilda da Franconia, futura esposa do Rei da Francia Henrique I. Sucedeu ao Imperador do Sacro Império Henrique II na Germânia (1024). Imperador do Sacro Império (1027), sendo o primeiro da dinastia saliana. Faleceu em 1039.


Ano 1025

Morte do Imperador Bizantino Basílio II e início do reinado de Constantino VIII


Ano 1027

O Rei da Germânia Conrado II é coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico.

Morte do Rei de Leão e Galiza Afonso V, O Nobre e início do reinado de Bermudo III

Bermudo III. Nasceu cerca de 1015. Filho do Rei de Leão e Galiza Afonso V, O Nobre. Sucedeu ao pai (1027) sob a regência de sua madrasta Urraca de Navarra. Irmão de Sancha I futura Rainha de Leão e consorte de Castela. Lutou contra Sancho III, Rei de Navarra, vindo a se refugiar na Galiza. Recuperou seus territórios somente em 1035, após a morte de Sancho III. Faleceu em 1037 durante a Batalha de Tamaron, quando enfrentou Fernando I, Rei de Castela. Não deixou descendentes.


Ano 1028

O Rei da Inglaterra e da Dinamarca Canuto, O Grande conquista a Noruega.

Canuto, O Grande nomeia como regentes da Noruega, a sua amante Aelfigu e o seu filho ilegítimo Harold.

Morte do Imperador Bizantino Constantino VIII e início do governo de Romano III e de Zoe

Romano III. Naceu em 968. Tornou-se co-Imperador Bizantino após desposar Zoé Porfirogênita (1028), filha de Constantino VIII, Imperador Bizantino e de sua esposa Helena. Faleceu em 1034.

Zoé Porfirogênita. Nasceu cerca de 978. Filha do Imperador Bizantino Constantino VIII e de sua esposa Helena. Irmã de Teodora, futura Imperatriz Bizantina. Desposou Romano III (1028) aos 50 anos, tornando-se com ele co-Imperatriz. Desposou Miguel IV (1034), tornando-se com ele co-Imperatriz. Desposou Constantino IX (1042), tornando-se com ele co-Imperatriz. Adotou Miguel V, futuro Imperador Bizantino (1041). Imperatriz única (1055). Faleceu em 1050, aos 72 anos.


Ano 1031

Morte do Rei da Francia Roberto II e início do reinado de Henrique I

Reconquista Cristã Espanhola e queda do Califado Omíada em Córdoba


Ano 1032

O Rei da Francia Henrique I concede o Ducado da Borgonha ao irmão Roberto

Roberto duque de Borgonha. Nasceu em 1011. Filho do Rei da Francia Roberto II e de sua esposa Constança de Arles. Irmão de Henrique I, futuro Rei da Francia. Feito Duque de Borgonha pelo irmão (1032). Desposou Hélia de Semur e Ermengarda de Anjou. Faleceu em 1076.

Morte do Papa João XIX e início do pontificado do Papa Bento IX

Bento IX (Teofilato de Túsculo). Filho do Conde de Túsculo Alberico III. Sobrinho dos Papas Bento VIII e João XIX, a quem sucedeu em 1032. Acusado por múltiplos assassinatos. Forçado a deixar Roma (1036), retornou a cidade com o apoio do Imperador Conrado II. Novamente forçado a deixar Roma (1044), perdeu o trono papal para o Bispo de Sabina (Silvestre III). Regressou a Roma e expulsou o seu rival. Vendeu o trono ao seu padrinho, Pio Gratian (Gregório VI), abandonando a cidade (1045). Arrependido, regressa a Roma, mantendo-se no trono até 1046. Deposto pelo Rei da Germânia Henrique III, que nomeou Clemente II como Papa. Apoderou-se do Palácio de Latrão (1047) havendo sido expulso pelas tropas germânicas (1048), vindo Damaso II ser eleito como Papa. Excomungado (1049). Faleceu em 1085.


Ano 1034

Morte do Imperador Bizantino Romano III

Casamento da Imperatriz Bizantina Zoe com Miguel 

Miguel VI. Nasceu em 1010. Camareiro, tornou-se co-Imperador Bizantino após desposar Zoé Porfirogênita (1034), viúva de Romano III, Imperador Bizantino. Faleceu em 1041.


Ano 1035

Morte do Rei da Inglaterra da Dinamarca e da Noruega Canuto, O Grande

O Rei Canuto morreu, e com ele o seu império. Deixou três filhos, dois de uma antiga esposa e um, Hardicanute (Canuto II), de Ema da Normandia. Como o povo inglês acreditavam que os filhos Vikings de Canuto eram ignorantes e grosseiros, os pensamentos voltaram-se para os representantes da velha linhagem saxônica ocidental, Alfredo e Edward, filhos de Ethelred II e de Ema, que então viviam exilados na Normandia.

Início do reinado do Rei da Inglaterra Harold I, Pé de Lebre

Haroldo I, Pé de Lebre. Filho do Rei da Dinamarca, Noruega e Inglaterra Canuto I, O Grande e de sua amante Aelfigu. Meio-Irmão de Canuto II (Hardicanuto), futuro Rei da Inglaterra. Sucedeu ao pai na Inglaterra (1035), após afastar o irmão e herdeiro direto ao trono. Durante o seu reinado os filhos do Rei Ethelred II, O Irresoluto com Emma da Normandia, Alfredo e Eduardo, O Confessor retornam a Inglaterra após longo exílio na Normandia. Faleceu em 1040.

Início do reinado do Rei da Dinamarca Canuto II.

Canuto II (Hardicanute) era o único filho legítimo de Canuto O Grande.  A intenção de Canuto II, que também era filho de Ema da Normandia era de suceder ao pai na Inglaterra. No entanto, a Noruega revoltou-se e proclamou como rei o seu irmão, Harold I, membro da casa real norueguesa, que viria então a se apropriar da Inglaterra.

Início do reinado do Rei da Noruega Magnus I

Morte do Duque da Normandia Roberto I

Roberto I da Normandia. Segundo filho do Duque da Normandia Ricardo II . Sucedeu ao irmão Ricardo III (1027) como duque da Normandia. Desposou Herleva de Falaise, com quem gerou Guilherme, futuro duque da Normandia e futuro Rei da Inglaterra. Senhor feudal de Henrique I, Rei da França. Apoiou o primo Edward, O Confessor contra Sweyn I de Dinamarca. Partiu em peregrinação a Jerusalém (1034) deixando seu filho e sucessor Guilerme sob a tutela de Henrique I, Rei da Inglaterra e posteriormente de Alan III da Bretanha. Faleceuem 1035.

Morte do Rei de Pamplona Sancho Garcés III, O Grande

Com a morte de Sancho III, o seu filho Ramiro herda o Condado de Aragão, tornando-o independente; o seu filho Fernando I, o Condado de Castela e Garcia Sanchez III, a Navarra.

Início do reinado do Rei de Navarra Garcia Sanchez III, O Nájera

Garcia Sanchez III, O Nájera. Filho do Rei de Pamplona Sancho Garcés III, O Grande e de sua esposa Munia Mayor de Castela. Sucedeu ao pai (1035) em Navarra enquanto seu meio-irmão Ramiro herdou Aragão. Venceu ao irmão Ramiro I de Aragão em Tafalla (1043). Desposou Estefânia de Foix (1038) com quem gerou Sancho IV Garcês, futuro Rei de Navarra. Faleceu em Atapuerca, Castela (1054).

Início do reinado do primeiro Rei de Aragão Ramiro I.

Ramiro I. Nasceu em 1015. Filho do Rei de Pamplona Sancho Garcés III, O Grande e de sua esposa Sancha de Aibar. Meio-irmão de Garcia Sanchez III, O Nájera, futuro Rei de Navarra e de Fernando I, futuro Rei de Castela. Sucedeu ao pai (1035) como primeiro Rei de Aragão. Lutou contra o irmão Garcia Sanchez (1043) sendo por ele derrotado em Tafalla. Desposou Gisberge de Bigorre (1036) com quem gerou Sancho I, futuro Rei de Aragão. Desposou Inês de Aquitânia. Faleceu em 1063.

Início do renado do Rei de Castela Fernando I, O Magno.

Fernando I, O Magno. Nasceu em 1016. Filho do Rei de Pamplona Sancho Garcés III, O Grande e de sua esposa Munia Mayor de Castela. Irmão de Garcia Sanchez III, O Nájera, futuro Rei de Navarra e meio-irmão de Ramiro I, futuro Rei de Aragão. Sucedeu ao pai em Castela (1035). Rei consorte de Leão (1037) pelo casamento com Sancha I de Leão com quem gerou Sancho II, futuro Rei de Leão e Castela; Afonso VI, futuro Rei de Leão e Castela e de Garcia II da Galiza. Dividiu o reino entre seus filhos. Faleceu em 1065.


Ano 1036

O Papa Bento IX é expulso de Roma


Ano 1037

Morte do Rei de Leão e da Galiza Bermudo III e início do reinado de Sancha I e de Fernando I, O Magno

Sancha I. Nasceu em 1016. Filha do Rei de Leão e Castela Afonso V e de sua esposa Elvira Mendes. Irmã de Bermudo III, Rei de Leão e Galiza a quem sucedeu (1037). Desposou o principe Fernando de Castela (1032), futuro Fernando I, O Magno Rei de Castela como solução de paz entre os reinos de Leão e Navarra, com quem gerou Sancho II e Afonso VI ambos futuros Reis de Leão e Castela; Garcia II de Galiza além de Urraca e Elvira. Rainha consorte de Castela (1035) e de Castela e Leão (1037) após a morte do irmão Bermudo III. Faleu em 1067. Com ela findava a linhagem masculina desde Pelágio das Astúrias sobre o reino de Leão.


Ano 1039

Morte do Imperador do Sacro Império Conrado II

Início do reinado do Rei da Germânia Henrique III, O Negro

Henrique III, O Negro. Nasceu em 1017. Filho do Imperador do Sacro Império Conrado II e de sua esposa Gisela da Suábia. Desposou Gunhilda (1036), filha do Rei da Dinamarca Canuto II. Desposou Inês da Aquitânia (1043), com quem gerou, dentre outros, Henrique IV, futuro Imperador do Sacro Império. Sucedeu ao pai (1039) como Rei da Germânia. Coroado Imperador do Sacro Império (1046) pelo Papa Clemente II. Seu reinado foi marcado pela tentativa de reformar a Igreja e por seu uso de investiduras laicas para atingir objetivos políticos e religiosos. Faleceu em 1056. 


Ano 1040

Morte do Rei Inglês Haroldo I, Pé de Lebre e início do reinado de Canuto II

Canuto II (Hardicanuto). Filho do Rei da Dinamarca, Noruega e Inglaterra Canuto I, O Grande e de sua esposa Emma da Normandia. Meio-irmão de Alfredo e de Eduardo, O Confessor de Haroldo I, estes dois últimos futuros Reis da Inglaterra. Rei da Dinamarca (1035). Sucedeu ao meio-irmão Haroldo I, Pé de Lebre (1040) após ter sido por este afastado em 1035. Recebeu na Corte o seu meio-irmão Eduardo, O Confessor. Faleceu em 1042 sem deixar descendentes, pondo fim ao domínio dinamarquês na Ilha.


Ano 1041

Morte do Imperador Bizantino Miguel IV e início do governo de Miguel V sob regência da sua mãe adotiva Zoé.

Miguel V. Nasceu em 1015. Sobrinho do Imperador Bizantino Miguel IV. Filho adotivo da Imperatriz Zoe. Sucedeu ao tio (1041) sob regência da mãe adotiva. Imperador único (1042) afastando Zoé da co-regência. Deposto por Zoé com a ajuda da irmã Teodora (1042), futura Imperatriz Bizantina. Tornou-se Monge embora cegado e castrado. Faleceu em 1042.


Ano 1042

Morte do Rei da Dinamarca e da Inglaterra Canuto II

Início do reinado do Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor.

Eduardo, O Confessor. Filho do Rei da Inglaterra Ethelred II e de sua esposa Emma da Normandia, futura esposa do Rei da Dinamarca, Noruega e Inglaterra, Canuto I, O Grande. Meio-Irmão de Canuto II (Hardicanuto), futuro Rei da Dinamarca e da Inglaterra. Sucedeu ao Meio-irmão (1042) na Inglaterra, restaurando a dinastia saxã que se iniciara com Alfredo, O Grande. Fugiu com a família para a Normandia durante a invasão dinamarquesa do Rei Svend I e do seu filho Canuto I, O Grande. Retornou a Inglaterra (1041) quando foi recebido por seu meio-irmão o Rei Inglês Canuto II (Hardicanute). Faleceu em 1066. Após a sua morte, o seu primo Guilherme, Duque da Normandia declarou-se seu sucessor baseado numa alegada promessa do Rei Eduardo em lhe deixar a Coroa da Inglaterra. Todavia, os nobres ingleses elegeram Haroldo II, filho de Godwin de Wessex, gerando a invasão de Guilherme na Ilha na Batalha de Hastings.

Início do reinado do Rei da Dinamarca Magnus I.

Morte do Imperador Bizantino Miguel V e início do reinado de Zoé e de Constantino IX

Constantino IX. Desposou Zoe Porfirogênita, Imperatriz Bizantina (1042), tornando-se co-Imperador, apesar de encontrar-se no exílio por ter conspirado contra o antigo Imperador Miguel IV. Imperador único (1050). Desposou Helena Esclerina e Zoé Porfirogênita. Faleceu em 1055, aos 55 anos.


Ano 1044

Deposição do Papa Bento IX

A fórmula da Pólvora é publicada na China


Ano 1045

Início do pontificado de Silvestre III

Silvestre III (Giovanni dei Crescenzi). Nasceu em Roma, cerca de 1000. Bispo de Sabina. Sucedeu o Papa Bento IX (1045) após a desposição deste. Excomungado por Bento IX.  Faleceu em 1045.

Bento IX regressa a Roma e expulsa o Papa Silvestre III.

As forças de Bento IX regressaram a Roma, em Abril de 1045 e expulsaram o seu rival, o Papa Silvestre III, o qual, no entanto, manteve a sua pretensão ao papado durante anos.

O Papa Bento IX vende o pontificado ao sacerdote João Gratian dando início ao pontificado de Gregório VI

Gregório VI (João Graciano Pierleone). Sudedeu brevemente ao Papa Bento IX (1045) que lhe vendeu o trono papal em um momento de suposta embriaguez.

O Papa Bento IX arrepende-se de sua resignação e retorna a Roma retomando o seu pontificado.

O Papa Bento IX arrepende-se imediatamente da sua resignação e regressa a Roma, tomando a cidade e mantendo-se no trono até 1046, apesar de Gregório VI continuar sendo reconhecido como o verdadeiro Papa.

O Império Bizantino conquista a Arménia Bagrátida.


Ano 1046

O Rei da Germânia Henrique III depõe os Papas Bento IX e Gregório VI

O Imperador Henrique III interveio no Conselho de Sutri em dezembro de 1046, declarando os Papas Bento IX e Silvestre III depostos, enquanto o Papa Gregório VI foi encorajado a resignar o que fez. O bispo germânico Suidger é, então, coroado Papa Clemente II.

Início do pontificado do Papa Clemente II

Clemente II (Suidgero de Morsleben). Nasceu na Saxônia. Bispo de Bamberg. Sucedeu ao Papa Gfegório VI (1046), deposto pelo Rei da Germânia Henrique III. Coroou o Rei da Germânia Henrique III como Imperador do Sacro Império (1046). Reuniu o Conselho em Sutri (1047) para conter a simonia. Faleceu em Pesaro, em 1047.

O Rei da Germânia Henrique III é coroado Imperador do Sacro Império Romano pelo Papa Clemente II.


Ano 1047

Início da conquista normanda do sul da Itália e Sicília.

Morte do Rei da Noruega e da Dinamarca Magnus I


Ano 1048

Início do pontificado do Papa Dâmaso II

Damaso II (Poppo). Nasceu na Baviera. Bispo de Brixen. Sucedeu ao Papa Clemente II (1048), sendo o segundo dos pontífices germânicos nomeados pelo Imperador Henrique III. Faleceu em 1048.

Morte do Papa Dâmaso II


Ano 1049

Início do pontificado do Papa Leão IX

Leão IX (Bruno de Eguisheim-Dagsbourg). Nasceu na Alsácia (1002). Cônego de Saint-Étienne (1017). Bispo de Saint-Étienne (1026). Sucedeu ao Papa Damaso II (1049). Lutou contra a simonia, o casamenteo e a concubinagem dos padres (nicolaísmo) e pelo retorno dos valores do cristianismo primitivo. Mantido prisioneiro em Benevento (1053). Faleceu em 1054.


Ano 1050

Morte da co-Imperatriz Bizantina Zoé Porfirogênita


Ano 1051

O Duque da Normandia Guilherme pleiteia sua sucessão à Coroa diante do Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor .

Guilherme era filho do Duque da Normandia Roberto I, bem como sobrinho-neto da Rainha da Inglaterra Ema da Normandia, esposa do Rei Ethelred II e depois do Rei Canuto, O Grande.

Casamento do Duque da Normandia Guilherme e Matilde de Flandres.

Matilde de Flandres. Nasceu cerca de 1031. Filha do Conde de Flandres Balduíno V e de sua esposa Adela de Francia. Desposou o Duque da Normandia Guilherme (1051), com quem gerou Henrique I, futuro Rei da Inglaterra. Rainha consorte da Inglaterra (1066). Retornou ao Ducado da Normandia (1069) passando a governá-la. Faleceu em Caen, em 1083.


Ano 1053

Batalha de Civitate.

Na Batalha de Civitate, o Papa Leão IX alarmado com a ascenção dos Estados Normandos comanda um exército contra os normandos, vindo a ser derrotado e feito prisioneiro


Ano 1054

Início da cisão das igrejas bizantina e romana

Henrique IV é eleito Rei da Germânia.

Henrique IV. Nasceu em Goslar, Brunswick, Germânia (1050). Filho do Imperador do Sacro Império Henrique III e de sua esposa Inês da Aquitânia (Agnes de Poitou). Sucedeu ao Pai (1056) como Rei da Germânia. Imperador do Sacro Império (1084). Desposou Berta de Sabóia (1066), com quem gerou, dentre outros, Henrique V, futuro Imperador do Sacro Império. Desposou Eupraxia de Kiev (1089). Abdicou ao trono do Sacro Império (1105). Seu reinado foi marcado por esforços para consolidar o poder do Império com o apoio do Papa. Insistiu no direito de um poder secular dos príncipes de presidir a investidura dos bispos, desencadeando o conflito conhecido por Questão das Investiduras (1075). Excomungado pelo Papa Gregório VII (1076). Permaneceu por três dias na neve suplicando ao Papa que lhe anulasse a excomunhão, o que foi feito sob certas condições. Faleceu em Liège, em 1106.

Morte do Rei de Pamplona Garcia Sanchez III e início do reinado de Sancho Garcés IV

Sancho Garcés IV. Nasceu cerca de 1039. Filho do Rei de Pamplona Garcia Sanchez IIIe de sua esposa Estefânia de Foix. Sucedeu ao pai (1054), sob a regência da sua genitora. Desposou Placencia Normadia (1068) com quem gerou Sancho Ramirez, futuro Rei de Navarra. Faleceu em 1076.

Morte do Papa Leão IX


Ano 1055

Início do pontificado do Papa Vítor II

Vítor II (Gebhard de Hischberg). Bispo de Eichstadt. Sucedeu ao Papa Leão IX (1055). Promoveu a reforma da Igreja atacando a simonia. Convocou o Sínodo de Latrão. Faleceu em Arezzo, vítima de malária, em 1057.

Rogério Guiscard chega à Ilha de Sicília.

Percebendo a independência dos muçulmanos na Ilha, supostamente sob o governo de Tunis, o normando Rogério Guiscard toma o poder para si junto com uma horda de piratas e parte para a Calábria onde a conquista e faz um acordo com seu irmão Roberto onde a terra seria dividida

Os Turcos Seljúcidas capturam a cidade de Bagdá.

Morte do co-Imperador Bizantino Constantino IX e início do reinado de Teodora Porfirogênita

Teodora Porfirogênita. Filha do Imperador Bizantino Constantino VIII e de sua esposa Helena. Irmã de Zoé Porfirogênita, futura co-Imperatriz Bizantina. Ajudou a irmã a destronar Miguel V, Imperador Bizantino (1042). Imperatriz Bizantina (1055), sucedendo a Constantino IX. Faleceu em 1056. Última monarca bizantina da dinastia Macedônica.


Ano 1056

Morte da Imperatriz Bizantina Teodora Porfirogênita e início do reinado de Miguel VI

Miguel VI. Filho de um ministro de Romano II. Nomeado herdeiro por Teodora, Imperatriz Bizantina (1056), vindo a sucedê-la. Destronado (1057) pelo comandante do exército bizantino Isaac Comneno. Faleceu cerca de 1059.

Morte do Imperador do Sacro Império Henrique III 


Ano 1057

O Imperador Bizantino Miguel VI é destronado pelo Comandante dos exércitos de Bizâncio Isaac Comneno

Isaac Comneno. Filho de um oficial do Imperador Bizantino Basílio II. Comandante dos exércitos bizantinos (1042). Conspirou contra o Imperador Miguel VI destronando-o (1057) e sucedendo-o. Desposou Catarina da Bulgária. Abdicou ao trono (1059). Faleceu cerca de 1061.

Morte do Papa Vítor II e início do pontificado do Papa Estevão X.

Estevão X (Frederico de Lorena). Monge Beneditino. Sucedeu ao Papa Vítor II (1057). Faleceu em 1057


Ano 1058

Início do pontificado do Papa Nicolau II

Nicolau II (Geraldo de Borgonha). Nasceu na Francia. Sucedeu ao Papa Estevão X (1058). Proibiu a concessão de cargos eclesiásticos através da simonia. Decidiu que o Papa fosse eleito unicamente pelo alto clero (cardeais), pela bula pontifíca In nomine Domini (1059). Faleceu em 1061.


Ano 1059

O Papa Nicolau II reserva a eleição pontificial unicamente aos cardeais-bispos romanos

Com objetivo de acabar com a ingerência do Imperador e das grandes famílias romanas na nomeação do Papa, Nicolau II reserva a eleição pontificial unicamente aos cardeais-bispos romanos, através da Bula In nomine Domini (1059), enquanto os demais cardeais, os clérigos e o povo de Roma ficavam limitados a confirmar sua escolha.

O Papa Nicolau II doa o ducado da Sicília a Roberto de Altavila, O Guiscardo

Roberto de Altavila, O Guiscardo (Robert de Hauteville). Nasceu em Hautelville -la-Guichard, cerca de 1025. Filho do Senhor de Cotetin, Tancredo de Hauteville e de sua esposa Frederenda. Conde de Apúlia (1057). Duque de Apúlia, Calábria e Sicília (1059), pelo Papa Nicolau II. Desposou Sigelgaita, princesa de Salermo. Desposou Aubrée de Bounalbergo, com quem gerou Boemundo de Altavila, príncipe de Antioquia. Faleceu na Cefalônia em 1085) 

O Imperador Bizantino Isaac Comneno abdica em favor de Constantino X Ducas

Constantino X. Filho de um nobre do Império. Desposou Eudóxia Macrembolítissa com quem gerou Miguel VII Ducas, futuro Imperador Bizantino; Andrônico Ducas e Constâncio Ducas, futuros co-Imperadores Bizantinos. Apoiou a usurpação de Isaac Comneno, Imperador Bizantino sendo por ele nomeado seu sucessor (1059). Faleceu em 1067.

Morte do ex-Imperador Bizantino Miguel VI


Ano 1060

Morte do Rei dos Francos Henrique I e início do reinado de Filipe I, sob a tutela da sua mãe Ana de Kiev

Filipe I. Nasceu em 1052. Filho do Rei da Francia Henrique I e de sua esposa Ana de Kiev. Coroado em Reims (1059). Sucedeu ao pai (1060), sob a regência de sua genitora e do seu tio Bauduíno V, Conde de Flandres. Rei único (1066). Lutou durante todo o seu reinado contra o seu vassalo Guilherme, duque da Normandia e futuro Rei da Inglaterra. Desposou Berta da Holanda com quem gerou Luis VI, futuro Rei da Francia. Desposou Bertranda de Monforte. Nomeou o filho Luis VI Rei da Francia (1098). Faleceu em 1108

Ana de Kiev. Filha do Grão-Príncipe de Kiev Yaroslav I e de sua esposa Ingegerda da Suécia. Desposou Henrique I, Rei da Francia (1051), tornando-se Rainha consorte da Francia, com quem gerou Filipe I, futuro Rei da Francia. Regente do filho (1060). Faleceu cerca de 1089.


Ano 1061

Morte do ex- Impeador Bizantino Isaac Comneno

Morte do Papa Nicolau II e início do pontificado de Alexandre II

Alexandre II (Anselmo de Baggio). Sucedeu ao Papa Nicolau II (1061). Apoio a libertação das terras cristãs do domínio dos sarracenos, bem como o duque Guilherme da Normandia contra o Rei Haroldo da Inglaterra na Batalha de Hastings (1066). Derrotado militarmente pelo antipapa Honório II (1062), que se instalou em Roma e foi expulso pelo Duque de Lorena. Excomungado por Honório II (1063). Atacou os bispos germânicos (1070) por suspeitar de simonia. Faleceu em 1073.

A Sicília é conquistada pelos normandos.

Após vários séculos sob o domínio muçulmano, a Sicília é conquistada pelos normandos.


Ano 1063

Morte do Rei de Aragão Ramiro I e início do reinado de Sancho I

Sancho Ramirez. Filho do Rei de Aragão Ramiro I e de sua esposa Ermesinda de Foix. Sucedeu ao pai (1063). Eleito Rei de Navarra (1076) após o assassinato de seu primo Sancho Garcês IV, Rei de Navarra, incorporando a Coroa de Navarra a de Aragão. Desposou Isabe de Urgel (c. 1065) com quem gerou Pedro Sanchez I, futuro Rei de Navarra e Aragão. Desposou Felícia Roucy (1076) com quem gerou Afonso Sanchez I, futuro Rei de Navarra e Aragão e Ramiro Sanchez II, O Monge, futuro Rei de Aragão. Faleceu em Huesca (1094).


Ano 1065

Morte do Rei de Castela e consorte de Leão Fernando I

Início do reinado de Afonso VI no Reino de Leão.

Afonso VI. Nasceu em 1039. Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I, O Magno e de sua esposa Sancha I de Leão. Irmão de Sancho II, futuro Rei de Castela e de Garcia II, futuro Rei da Galiza. Sucedeu ao Pai (1065) no Reino de Leão. Rei da Galiza (1073) após destronar o irmão Garcia II com a ajuda do irmão Sancho II, fazendo-o prisioneiro. Destronado momentaneamente pelo irmão Sancho II (1072) recuperou a Coroa de Leão incorporando Castela (1072). Intitulado Imperator Totius Hispaniae (1077). Rei de Toledo (1085). Desposou Inês da Normandia (1069). Desposou Constança de Borgonha (1081), bisneta do Rei da Francia Hugo Capeto, com quem gerou Urraca, futura rainha de Leão e Castela. Desposou Berta de Borgonha-Macon. Desposou ainda Isabel (1098) e Beatriz (1108), além de ter mantido um relacionamento extraconjugal com Jimena Moniz. Faleceu em 1109.

Início do reinado de Garcia II na Galiza

Garcia II. Nasceu cerca de 1040. Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I, O Magno e de sua esposa Sancha I de Leão. Irmão de Afonso VI, futuro Rei de Leão, Castela, Galiza e Toledo e de Sancho II, futuro Rei de Castela. Sucedeu ao pai (1065) na Galiza. Rei de Portucale (1071). Destronado pelos irmãos, foi feito prisioneiro por Afonso VI (1071). Faleceu em 1090

Início do reinado de Sancho II em Castela

Sancho II. Filho do Rei de Leão e Castela Fernando I, O Magno e de sua esposa Sancha I de Leão. Irmão de Afonso VI, futuro Rei de Leão, Castela, Galiza e Toledo e de Garcia II, futuro Rei da Galiza. Sucedeu ao pai (1065) no Reino de Castela. Lutou com o irmão Afonso VI contra o irmão Garcia II, repartindo a Galiza. Lutou contra o irmão Afonso VI, tornando-se momentaneamente Rei de Leão (1072). Faleceu em 1072.


Ano 1066

Morte do rei inglês Eduardo, O Confessor e início do reinado de Harold II.

Em seu último alento, apesar de sua alegada promessa a Guilherme, supõe-se que o rei Eduardo, O Confessor tenha recomendado Haroldo, seu jovem e valente conselheiro e guia como melhor escolha que o Witan ou Conselho poderia fazer para a Coroa. Assim, Haroldo foi alegremente aceito em Londres, pelo Midlands e pelo Sul, e coroado Rei com toda a solenidade na Abadia de Westminster. Esse acontecimento abriu novamente os portões da guerra. Havia na França o precedente de uma personalidade não-real, Hugo Capeto, ter se tornado Rei. Haroldo II foi o último Rei saxão da Inglaterra

Harold II. Filho de Godwin de Wessex. Conde da Anglia Oriental (1045). Conde de Wessex (1053). Sucedeu ao Rei da Inglaterra Eduardo, O Confessor (1066) eleito pelos nobres ingleses em oposição ao Duque da Normandia Guilherme, ao Duque de Wessex e do Rei da Noruega Haroldo III que reivindicavam o trono. Lutou contra os noruegueses na Batalha de Stamford Bridge derrotando os invasores (1066). Lutou contra o Duque da Normandia Guilherme na Batalha de Hastings (1066) onde veio a falecer. Com a sua morte pôe-se fim a linhagem dinástica dos Reis ingleses de origem anglo-Saxônica que se iniciou com Alfredo, O Grande, iniciando-se a dinastia normanda.

Batalha de Stamford Bridge

Considerada como o início da decadência dos Vikings na Inglaterra, O rei inglês, Harold vence o exercito norueguês, comandado por Haroldo III e Tostig. Nunca mais um exército escandinavo foi capaz de ameaçar seriamente o poder de um rei inglês ou a unidade do reino

Batalha de Hastings.

Com a morte do Rei inglês, Eduardo, O Confessor sem deixar descendentes, Harold II é eleito seu sucessor. Todavia, tal decisão não é apoiada de forma unânime na Normadia. Guilherme I, O Conquistador, Duque da Normandia e primo de Eduardo invade a Inglaterra baseado numa alegada promessa de Eduardi em lhe deixar a coroa da Inglaterra, vindo a conquistá-la na Batalha de Hastings. Guilherme I torna-se o primeiro normando rei da Inglaterra. De logo, o novo Rei inglês reserva-se para si 1/6 das terras inglesas, distribuindo o resto, conforme costume feudal, entre os nobres normandos que lhe juraram fidelidade e ofereceram assistência militar. Para fortalecer o controle real, Guilherme I conserva as práticas administrativas anglo-saxônicas

Morte do rei inglês Harold II e início do reinado de Edgar Atheling

A morte de Harold II é retratada como resultante de uma seta cravada num olho. O resultado foi uma vitória definitiva dos normandos e a morte de Harold II em combate. A Inglaterra, perturbada por dissenções e rivalidades internas, permaneceu durante muito tempo sob os olhares ganaciosos do estrangeiro. Os escandinavos procuravam reviver o império de Canuto. Os normandos afirmavam que o seu duque, Guilherme, recebera de seu primo Edward a promessa do trono

Edgar Atheling. Neto do Rei da Inglaterra Edmundo II, Braço de Ferro. Irmão de Margarida (Santa Margarida), futura Rainha da Escócia. Sucedeu ao Rei inglês Harold II (1066), mas sem, todavia, ser coroado. Abdicou em favor do Duque da Normandia Guilherme e enviado para a Normandia. Aliou-se ao Rei da Dinamarca e retornou a Inglaterra conquistando York (1069). Derrotado pelo Rei da Inglaterra Guilherme, refugiou-se na Escócia. Em razão do tratado celebrado entre a Inglaterra e a Escócia (1074) foi entregue ao Rei Guilherme e exilado mais uma vez na Normadia. Participu da Primeira Cruzada (1099). Faleceu cerca de 1126.

Início do reinado de Guilherme I, O Conquistador.

Guilherme I, O Conquistador. Nasceu em Falaise, Normandia cerca de 1028. Filho do Duque da Normandia  Roberto I e de Herleva de Falaise. Duque da Normandia (1035). Esteve empenhado em intermináveis intrigas e conflitos com o rei da França Henrique I. Invadiu a Inglaterra (1066) após a morte do Rei Eduardo, O Confessor sob o pretexto de que este teria lhe nomeado herdeiro. Derrotou o Rei da Inglaterra Haroldo II na Batalha de Hastings (1066) destronando o seu sucessor Edgar Atheling (1066), tornando-se o primeiro Rei da Inglaterra de origem normanda. Desposou Matilde de Flandres com que gerou Guilherme II, futuro Rei da Inglaterra e Roberto II, futuro Duque da Normandia. Lutou contra os revoltosos da Mércia e da Nortumbria sob a liderança de Edgar Atheling (1068). Seu reinado trouxe a cultura franco-normanda para a Inglaterra. Faleceu em 1087. 


Ano 1067

Morte do Imperador Bizantino Constantino X Ducas e início do reinado de Miguel VII Ducas

Miguel VII Ducas. Nasceu cerca de 1050. Filho do Imperador Bizantino Constantino X Ducas e de sua esposa Eudóxia Macrembolitissa. Associado ao trono pelo pai (1059), a quem sucedeu (1067) sob a regência de sua genitora e do seu tio João Ducas. Co-Imperdor (1068) com o padrastro Romano IV. Imperador único (1071). Perdeu Bali (1071) para o normando Roberto Guiscardo. Desposou Maria de Alanea com quem gerou Constantino Ducas, futuro co-Imperador. Abdicou (1078) tornando-se bispo deÉfeso. Faleceu em Constantinopla (1090).


Ano 1068

Matilde de Flandres é coroada Rainha consorte da Inglaterra em Westminster.


Ano 1070

A cidade de Marrakesh, no norte da África torna-se a capital dos Almorávidas

Os Almorávidas eram um grupo muçulmano berbere, provenientes do sul do Marrocos


Ano 1071

Batalha de Manzikert

Sob o comando do Sultão Alp Arslan os turcos seldjúcidas, tribo de saqueadores nômades originários das estepes da Ásia Central, avançam contra um enorme exército bizantino em Manzikert, na Armênia, composto em grande parte de mercenários que tinham sido reunidos pelo Imperador Romano IV Diógenes. Os bizantinos foram derrotados e o próprio Imperador feito prisioneiro por Alp Arslan

Roberto I torna-se o primeiro Conde da Sicília.

Rogério I recebeu o ducado da Sicília do seu irmão Roberto de Altavilla, O Guiscardo, utilizando-se, todavia, do título de conde ao invés de duque

O Rei da Galiza Garcia II é destronado pelos irmãos Afonso VI de Leão e Sancho II de Castela.

Sancho II e Afonso VI pactuam para repartir entre ambos o reino de Galiza governado pelo irmão mais novo Garcia II. Os exércitos de Afonso VI entram na Galiza e fazem Garcia II prisioneiro até a sua morte, em 1090.


Ano 1072

Morte do Rei de Castela Sancho II e início do reinado do Rei de Leão e Galiza Afonso VI 


Ano 1073

Morte do Papa Alexandro II e início do pontificado do Papa Gregório VII

Gregório VII (Hildebrando). Nasceu em Sovana, Itália (cerca 1020). Secretário do Papa Gregório VI (1045). Monge em Cluny (1046). Legado Pontifício em Roma (1049). Sucedeu ao Papa Alexandre II (1073), por aclamação popular contrariando o quanto estabelecido no Concílio de Melfi (1059). Considerado um dos Papas mais influentes da História. Combativo em favor dos direitos da Igreja, enfrentou o Imperador do Sacro Império Henrique IV em defesa do poder espiritual sobre o poder temporal. Emprestou o seu nome ao maior programa de reforma da cristandade católica em toda a sua história: a Reforma Gregoriana. Faleceu em Salermo, em 1085. 


Ano 1075

Bula Dictatus Papae

Através da Bula Dictatus Papae, o Papa Gregório VII afirma a supremacia do papa sobre todos os outros poderes. Na verdade a Bula se trata de 27 axiomas que expressam as idéias sobre  o papel do Papa na sua relação com os poderes temporais, especialmente com os Imperadores do Sacro Império. Tais idéias resumem-se em três pontos principais: O Papa é senhor absoluto da Igreja, encontrando-se acima dos fiéis e dos clérigos e bispos, e acima das Igrejas locais, regionais e nacionais, bem como dos  Concílios; o Papa é senhor único e supremo do mundo, todos lhe devem submissão incluindo príncipes, reis e imperadores e, a Igreja romana não comete erros.

Questão da Investidura.

Em troca de um feudo, os bispos haviam concordado em fornecer soldados ao Rei Germânico, Henrique IV, em sua luta contra os senhores. Mas se o Rei não tivesse controle da nomeação dos bispos, vedada pelo Papa Gregório VII, perderia a fidelidade, o apoio militar e a ajuda financeira de seus aliados mais importantes. Para o monarca germânico, os bispos eram funcionários do Estado e serviam ao trono. Além disso, se concordasse com as exigências do Papa, o Rei Germânico perderia sua liberdade de ação e seria dominado pelo pontífice romano. Com a aprovação dos bispos germânicos, o Rei Germânico Henrique IV exige que o Papa Gregório VII deixe o trono de São Pedro; este, por sua vez, excomunga o Rei Germânico Henrique IV e o depõe como Rei. As terras germânicas envolvem-se logo numa guerra civil, pois os senhores feudais aproveitam-se para atacar o poder do Rei Germânico Henrique IV. 


Ano 1076

O Papa Gregório VII excomunga o Rei Germânico Henrique IV

A excomunhão do Rei Henrique IV foi aproveitada pelos seus opositores, obrigando-o a procurar o Papa no castelo de Canossa, no norte da Itália e professar arrependimento e pedir perdão. O Rei permaneceu descalço na neve diante do portão, mas a humilhação do Rei Henrique IV não pôs fim ao conflito, que em parte devido à natureza obstinada do Papa, continuo durante o seu pontificado

Os Almorávidas conquistam o Império de Gana, na África Ocidental

Morte do Rei de Pamplona Sancho Garcés IV e início do reinado de Sancho I de Aragão


Ano 1077

O Rei de Leão, Galiza e de Castela Afonso VI é intitulado Imperator Totius Hispaniae (Imperador de toda Hispânia)


Ano 1078

Os Turcos Seldjúcidas tomam Jerusalém e a reação da cristandade dá origem às Cruzadas.

Denomina-se Cruzada qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa (Palestina) e à cidade de Jerusalém com o objetivo de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob o domínio cristão. Estes movimentos estenderam-se entre os séculos XI e XIII, época em que a Palestina estava sob controle dos Turcos Muçulmanos. No médio oriente, as cruzadas foram chamadas de invasões francas, já que os povos locais viam estes movimentos armados como invasões e por que a maioria dos cruzados vinha dos territórios do antigo Império Carolíngio e se auto-denominavam Francos.

Abdicação do Imperador Bizantino Miguel VII Ducas e início do reinado de Nicéforo III

Nicéforo III Botaneiates. General no exército dos Imperadores Bizantinos Constantino IX e de Romano IV e no reinado de Miguel VII Ducas. Governador de todas as tropas na parte asiática do Império. Revoltou-se contra o Imperador Miguel VII Ducas (1078) proclamando-se Imperador Bizantino em Nicéia, forçando o Imperador a abdicar. Desposou Maria de Alania, viúva do Imperador Miguel VII Ducas sem, todavia, reconhecer os direitos sucessórios do seu enteado Constantino Ducas. Abdicou (1081) retirando-se para um mosteiro. Faleceu em 1081.


Ano 1080

Os Turcos Sejdjúcidas tomam a cidade de Nicéia

Os Turcos fundam uma província na Ásia Menor, denominada de Sultanato de Rum


Ano 1081

Abdicação do Imperador Bizantino Nicéforo III e início do reinado do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno

Aleixo Comneno (Alexios Komnenos). Nasceu em 1048. Filho do chefe miliar bizantino João Comneno. Serviu ao Imperador Bizantino IV contra os Turcos Seljúcidas e aos Imperadores Miguel VII Ducas e Nicéforo III Botoniates combatendo, juntamente com o irmão Isaac na Á sia Menor, Trácia e Épiro. Sucedeu ao Imperador Nicéforo III (1081) após a abdicação deste. Adotou Constantino Ducas, filho de sua amante Maria de Alana, viúva de Miguel VII e esposa do ex-Imperador Nicéforo III. Desposou Irene Ducaina, com quem gerou João II Comneno, futuro Imperador Bizantino. Solicitou o apoio do Papa Urbano II no Concílio de Piacenza (1095) dando início à Primeira Cruzada. Faleceu em Constantinopla (1118), aos 62 anos.

Morte do ex-Imperador Bizantino Nicéforo III.


Ano 1084

O Papa Gregório VII perde a cidade de Roma para as forças do Rei Germânico Henrique IV.

O Rei Germânico Henrique IV é eleito Imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Fundação da Casa-mãe da Ordem dos Cartuxos (La Grande Chartreuse)

A Ordem dos Cartuxos é uma ordem religiosa católica monástica e semi-eremítica fundada em 1084, por São Bruno, em França.


Ano 1085

O Rei de Leão, Castela e Galiza Afonso VI torna-se Rei de Toledo

Morte do Papa Gregório VII

Morte do Duque da Sicília Roberto de Altavila, O Guiscardo


Ano 1086

Início do pontificado do Papa Vítor III

Vítor III (Dauferio de Fausi). Nasceu em Benevento (cerca 1026). Filho do príncipe Landolfo V de Benevento. Monge beneditino. Cardeal (1059). Sucedeu ao Papa Gregório VII (1086). Abandonou Roma (1087) retirando-se para Montecassino, deixando Roma sob o poder de Clemente III. Retornou a Roma por pressão da condessa Matilde de Toscana. Presidiu o Sínodo de Benevento (1087) onde excomungou Clemente III. Proibiu a Questão das Investiduras e promoveu ação militar contra os muçulmanos no norte da África. Faleceu em 1087


Ano 1087

Morte do Rei da Inglaterra Guilherme I, O Conquistador e início do reinado de Guilherme II, O Rufus.

Guilherme II, O Rufus. Nasceu cerca de 1056. Filho do Rei da Inglaterra Guilherme I e de sua esposa Matilde de Flandres. Irmão de Roberto II, futuro Duque da Normandia e Henrique I, futuro Rei da Inglaterra. Faleceu em New Forest, 1100, durante uma caçada.

Roberto II torna-se Duque da Normandia

Roberto II. Nasceu cerca de 1054. Filho do Rei da Inglaterra Guilherme I e de sua esposa Matilde de Flandres. Irmão de Guilherme II, O Rufus e de Henrique I, ambos futuros Reis da Inglarerra. Duque da Normandia (1087). Desposou Sibila de Conversano, com quem gerou Guilherme Clito, futuro Conde de Flandres. Celebrou o Tratado de Caen, no qual o seu irmão, o Rei da Inglaterra Guilherme II lhe garantiria o direito a sucessão do trono inglês. Participou da Primeira Cruzada (1096). Retornou à Inglaterra (1101) para reivindicar o trono, usurpado pelo irmão Henrique I, após a morte do Rei Guilherme II (1100). Derrotado por Henrique I, foi forçado a renunciar o direito a Coroa, pelo Tratado de Alton. Derrotado pelo Rei da Inglaterra Henrique I na Batalha de Tinchebray (1105). Aprisionado no Castelo de Cardiff (1106). Faleceu em 1134.

Morte do Papa Vítor III


Ano 1088

Início do pontificado do Papa Urbano II

Urbano II (Oto de Chantillon) Nasceu em Lagery (1042). Monge Cartuxo. Sucedeu ao Papa Vítor III (1088). Conhecido por ordenar a Primeira Cruzada a fim de reconquistar Jerusalém dos infiéis muçulmanos (1095), durante o Concílio de Clermont-Ferrand. Estabeleceu a Cúria Romana na sua forma mais recente. Destacou-se como um dos mais firmes defensores da reforma gregoriana, entrando em conflito com o Imperador do Sacro Império Henrique IV. Liderou a cristanização do sul da Península Itálica e da Sicília. Faleceu em 1099


Ano 1089

Concílio de Melfi.

O Papa Urbano II suspendeu o interdito de excomunhão do Imperador Bizantino Aleixo Comneno


Ano 1090

Morte do ex-Imperador Bizantino Miguel VII Ducas.


Ano 1094

Morte do Rei de Aragão e Navarra Sancho I e início do reinado de Pedro I

Pedro I. Nasceu cerca de 1068. Filho do Rei de Aragão e Navarra Sancho I e de sua esposa Isabel de Urgel. Sucedeu ao pai (1094). Conquistou Huesca (1095). Lutou ao lado do lendário El Cid (1097). Consolidou a supremacia militar das tropas cristãs sobre as muçulmanas. Desposou Inês da Aquitânia (1086) e Berta da Itália (1097). Faleceu em 1104 sem deixar descendentes. 


Ano 1095

O Imperador Bizantino Aleixo I Comneno solicita apoio do Papa contra os turcos.

Embaixadores Bizantinos aproveitam o Concilio de Piacenza e solicitam ajuda aoa Papa contra os turcos. O imperador bizantino Aleixo Comneno esperava ajuda do Ocidente na forma de mercenários e não previa as imensas hostes recrutadas pela Cruzada, o que o deixou consternado e constrangido

Início da Primeira Cruzada

Conclamada pelo Papa Urbano II, no Concílio de Clemont Ferrand. Combater os inimigos da fé tornou-se um ato de penitência para os pecadores confessos; morrer pela espada para retomar Jerusalém traria a conquista das palmas do martírio e daria acesso ao paraíso, entre os santos. A Cruzada pode ser considerada como uma tentativa do papado de colocar a seu serviço a cavalaria do Ocidente. Além disso, o papado incultou nos cavaleiros um sistema de valores. As Cruzadas eram peregrinações armadas que tinham como objetivo libertar o Santo Sepulcro em Jerusalém. Foram lançadas por uma bula pontificial e colocadas sob a autoridade da Igreja, que garantia privilégios espirituais e temporais aos participantes identificados pelo uso da cruz. O balanço das Cruzadas é pífio. No Oriente, elas cavaram o fosso entre cristãos e mulçumanos, destruíram Bizâncio e abriram uma brecha perene entre as cristandades do Oriente e do Ocidente. 


Ano 1096

Cruzada Popular.

Nos meses que se seguiram ao apelo lançado pelo Papa Urbano II conclamando a Primeira Cruzada, atenderam pregadores populares, como o monge francês, Pedro, o Eremita, um carismático pregador da Picardia, que afirmava ter recebido uma carta do céu autorizando a cruzada. Assim, liderou ele um bando de homens, mulheres e crianças mal armados (em torno de 40.000) que se puseram em marcha. Na Europa, a Cruzada Popular atravessou o Rio Reno e contingentes alemães atacaram as comunidades judaicas que se encontram pela frente em cidades como Trier e Colônia. O contingente não era capaz de distinguir significativaemente um muçulmano de um judeu; apenas conseguiam fazer uma idéia de cruzada sob o conhecido aspecto de uma vingança que os obrigava a desforrar-se do sofrimento de seus confrades cristãos no Oriente. Em conseqüência, seguiu-se uma série de pogroms – massacres, conversões forçadas e suicídio coletivo de judeus em santificação de sua fé.

A Cruzada Popular chega a Constantinopla.

Apesar de Pedro, O Eremita e Gualtério Sem-Haveres terem sido aconselhados a esperar o resto do exército cruzado, os seguidores foram ficando cada vez mais inquietos e começaram a saquear os subúrbios da cidade. O Imperador Bizantino, Aleixo Comneno providenciou para que eles fossem transferidos para o outro lado do Bósforo, parte do território controlado pelos turcos seldjúcidas, vindo então a serem massacrados pelos Turcos, perto da cidade de Nicéia

O Duque da Normandia Roberto II parte para a Terra Santa.

O exército cruzado sob o comando do Duque da Baixa Lorena Godofredo de Bouillon chega à Constantinopla. 

Godofredo de Bouillon (Godefroy de Bouillon). Nasceu no Condado da Bolonha, em 1058. Filho do Conde de Bolonha Eustácio II e de sua esposa Ida da Lorena. Irmão de Eustácio III, futuro Conde da Bolonha e de Balduínio I, futuro Rei de Jerusalém. Nobre e militar franco. Senhor de Bouillon (1076). Duque da Baixa Lorena (1087). Um dos líderes da Primeira Cruzada. Primeiro soberano do Reino Latino de Jerusalém (1099). Faleceu em Jerusalém (1100).


Ano 1097

O exército cruzado é atacado pelo Sultão turco Kilij Arslan.

Kilij Arslan. Soberano do Sultanato de Rum (1092). Derrotou a cruzada popular (1096). Derrotado por Raimundo IV de Toulouse e por Roberto II de Flandres (1096). Faleceu em 1107.

Induzido por uma falsa sensação de segurança em virtude de sua vitória anterior sobre o exército de Pedro, O Eremita, o Sultão turco Kilij Arslan ataca os cruzados fora de Nicéia, mas é derrotado.

A cidade de Nicéia é cercada pelo exército franco sob o comando do alirante bizantino Butumites.

Os cruzados cumprem as promessas que haviam feito ao Imperador Bizantino, Aleixo Comneno de devolver suas antigas posses e permaneceram do lado de fora enquanto as tropas bizantinas entravam na cidade

O exército cruzado comandado por Ademar de le Puy chega à cidade de Antioquia.

Ademar de le Puy. Bispo de Puy-en-Velay (1087). Núncio Apostólico e líder da Primeira Cruzada pelo Papa Urbano II. Faleceu em 1098.

Uma das principais metrópoles do Império Romano, Antioquia permanecia não apenas a chave estratégica para todo o norte da Síria, como também um rico e poderoso principado, com uma população em grande parte cristã, mas guarnecida pelos turcos, que a haviam conquistado aos bizantinos doze anos antes.


Ano 1098

Godofredo de Bouillon torna-se o primeiro Conde de Edessa


Ano 1099

O exército cruzado levanta acampamento diante dos muros da Cidade de Jerusalém.

Conquanto fosse menor do que Antioquia e bem menos importante em termos políticos e estratégicos, Jerusalém tinha permanecido bem fortificada desde que o Imperador Romano, Adriano a reconstruíra

Início do assalto à cidade de Jerusalém pelos cruzados.

O governador fatímida da cidade, Iftikhar havia sido amplamente advertido da aproximação dos cruzados. Os habitantes cristãos haviam sido expulsos, mas não os judeus. Os muros eram guarnecidos por tropas árabes e sudanesas e se havia solicitado ajuda ao Egito. Os cruzados, por sua vez contava com um terço do contingente que havia partido da Europa; uma força de aproximadamente doze mil soldados de infantaria e mil e duzentos ou mil e trezentos cavaleiros, sem poder contar com a ajuda dos bizantinos, eis que o Imperador Bizantino, Aleixo Comneno estava em negociações com o Califa do Cairo. Iftikhar e sua guarda pessoal se recolheram à Torre de Davi, e em seguida propõe um salvo-conduto em troca da cidade, o que foi aceito. Após, os cruzados começam a chacinar os habitantes da cidade com a mesma indiferença para com a idade ou o sexo das vítimas que fora demonstrada mais de mil anos antes pelos legionários do Imperador Romano Tito. Os judeus de Jerusalém fugiram para a sinagoga em busca de segurança, mas os cruzados incendiaram-na e os judeus foram queimados vivos.

Batalha de Ascalon.

Um mês depois da tomada de Jerusalém pelos cruzados, os muçulmanos egípcios organizam um imenso exército para reconquistar a cidade. O vizir AL-Afdhal no entanto é surpreendido pelos cruzados, que atacam a pequena cidade de Ascalon enquanto o líder islâmico ainda reunia suas tropas. A ofensiva dos cavaleiros cristãos foi fundamental para consolidar o frágil domínio dos francos sobre a Terra Santa

Fim da Primeira Cruzada.

Nos anos que se seguiram à captura de Jerusalém, foram criados quatro Estados diferentes nos territórios conquistados, o que veio a ser conhecido como Ultramar na Europa Ocidental. No norte ficava o principado de Antioquia, governado por Boemundo de Tranto, um normando do sul da Itália. A leste, na outra margem do Eufrates, estava o condado de Edessa, governado por Balduíno de Boulogne. Ao sul de Antioquia situava-se o condado de Trípoli, do qual se apropriara Raimundo de Saint-Gilles, conde de Toulouse. Ainda mais para o sul, estendendo-se de Beirute, no norte, a Gaza, no sul, ficava o reino de Jerusalém, governado por Godofredo de Bouillon, que se recusou a aceitar o título de Rei, assumindo o título de Defensor do Santo Sepulcro.

Morte do PapaUrbano II e início do pontificado de Pascoal II

Pascoal II (Rainério). Nasceu em Bleda, Itália. Monge cisterciense. Sucedeu ao Papa Urbano II (1099). Instituiu várias ordens de cavaleiros, a exemplo dos Templários, dos Teutônicos e dos Cavaleiros de São João. Faleceu em 1118.


Ano 1100

Morte do rei inglês Guilherme II, O Rufus e início do reinado de Henrique I

Henrique I. Nasceu cerca de 1068. Filho do Rei da Inglaterra Guilherme I e de sua esposa Matilde de Flandres. Irmão de Guilherme II, O Rufus, futuro Rei da Inglaterra e de Roberto II, futuro Duque da Normandia. Sucedeu ao Rei da Inglaterra Guilherme II (1100), uma vez que o sucessor direto, seu irmão Roberto II encontrava-se servindo na Primeira Cruzada. Desposou Matilde da Escócia com quem gerou Matilde da Inglaterra e Guilherme Adelin. Desposou Adeliza de Louvain. Lutou com o irmão Roberto II pela posse do trono inglês, forçando aquele a renunciar, através do Tratado de Alton. Invadiu a Normandia (1105), derrotando Roberto II na Batalha de Tinchebray, anexando o Ducado à Coroa inglesa. Aprisionou Roberto II no Castelo de Cardiff. Faleceu em 1135.

Em agosto de 1100, Guilherme II foi misteriosamente atingido na cabeça por uma flecha quando caçava na New Forest. O príncipe Henrique, o mais jovem dos irmãos reais havia participado da fatal caçada, mas não há provas de que tenha estado implicado na morte do seu irmão.

Morte do governador de Jerusalém, Godofredo de Bouillon e início do reinado de Balduino I

Balduino I (Balduíno de Bolonha). Nasceu cerca de 1058. Filho do Conde da Bolonha Eustácio II e de sua esposa Ida de Lorena. Desposou Godehilde de Tosny. Desposou Arda da Armênia (1097). Desposou Adelaide del Vasto (1112). Destacou-se como um dos líderes da primeira Cruzada. Primeiro Conde de Esessa (1098). Sucedeu ao primeiro governador de Jerusalém Godofredo de Bouillon (1100), sendo o primeiro a adotar o título de Rei de Jerusalém. Faleceu no Egito, em 1118.


Ano 1101

O Duque da Normandia Roberto II reivindica a Coroa inglesa

Roberto regressou imediatamente à Europa, após a morte do seu irmão, o rei Guilherme II. Apesar de ter se preparado para lutar pelo seu direito à Coroa inglesa, Henrique, seu irmão mais novo, tivera tempo de sobra para preparar a sua defesa e reunir um exército numeroso. Henrique tinha, além do apoio militar da aristocracia inglesa, a simpatia das populações que não gostavam do mau feitio de Roberto. Perante estas circunstâncias, o Duque da Normandia foi forçado a renunciar à coroa de Inglaterra no Tratado de Alton.

Morte do Conde da Sicília Rogério I e início do governo de Simeão de Altavilla.


Ano 1104

Morte do Rei de Aragão e Navarra Pedro I e início do reinado de Afonso I, O Batalhador.

Afonso I, O Batalhador. Primo de Pedro I, Rei de Aragão e Navarra. Sucedeu ao primo (1104). Desposou Urraca, filha do Rei de Leão e Castela Afonso VI (1106). Faleceu em 1134.


Ano 1105

Batalha de Tinchebrai

A mais importante batalha entre a Inglaterra e a França depois de Hastings com a vitória do rei inglês. O rei inglês Henrique I teve que lutar com seu irmão Roberto da Normandia para valer o título que recebera por herança. Ao final da batalha, o duque Roberto foi levado para sua prisão perpétua na Inglaterra. A Normandia reconhece a autoridade do Rei inglês Henrique I e o controle da política anglo-normanda passou de Rouen para Londres. Não havia agora sucessão disputada. A autoridade do, Henrique I sobre o seu irmão, Roberto, Duque da Normandia. Após a batalha, o rei Henrique I torna-se o senhor da Inglaterra, Normandia e Maine.

Início do reinado do Rei da Germânia Henrique V

Henrique V. Filho do Imperador do Sacro Império Romano-Germânico Henrique IV e de sua esposa Berta de Saboya. Forçou a abdicação do pai (1105), sucedendo-o como Rei da Germânia. Quarto e último Imperador do Sacro Império (1111) da Dinastia Sália. Continuou com a Questão das Investiduras iniciada pelo pai que se opunha ao controle, pelo Papa, de todas as investiduras eclesiásticas na Germânia. Invadiu a Itália (1110 e 1116). Designou o antipapa Silvestre IV, mas terminou por assinar a Concordata de Worms (1122) permitindo o Papa investir os bispos em cargos eclesiásticos. Desposou Matilde (1114), filha do Rei da Inglaterra Henrique I, com quem não gerou descendentes. Faleceu em 1125.

Morte do Conde da Sicília Simeão de Altavilla e início do governo de Rogério II 


Ano 1106

Morte do Imperador do Sacro Império Henrique IV

Morte do ex-Duque da Normandia Roberto II


Ano 1108

Morte do Rei da Francia Filipe I e início do reinado de Luis VI.

Luis VI. Nasceu em 1081. Filho do Rei da Francia Filipe I e de sua esposa Berta da Holanda. Sucedeu ao pai (1108) como o quinto rei da dinastia dos Capetos. A partir de seu reinado a nobreza francesa exerceria um papel nacional. Desposou (1104) Luciana de Rochefort e (1115) Adelaide de Sabóia, com que gerou, dentre outros, Felipe de França, futuro co-regente da Francia e Luis VII de França, futuro Rei da Francia. Faleceu em 1137.


Ano 1109

Fulque torna-se Conde de Anjou

Fulque V de Anjou. Nasceu em Angers (1089). Filho do Conde de Anjou Fulque IV de Anjou e de sua esposa Bertranda de Monforte. Conde de Anjou e Tours (1109). Conde de Maine (1100). Rei de Jerusalém (1131). Desposou Ermengarda de Maine com que gerou Godofredo V Plantageneta, futuro Conde de Anjou e Matilde de Anjou, futura esposa do príncipe inglês Guilherme de Adelin. Desposou Melisende de Jerusalém, com quem gerou Balduíno III e Amalrico I, ambos futuros Reis de Jerusalém. Faleceu em 1143.

Morte do Rei de Leão e Castela Afonso VI e início do reinado de Urraca I

Urraca I. Nasceu cerca de 1080. Filha do Rei de Leão e Castela Afonso VI e de sua esposa Constança da Borgonha. Sucedeu ao pai (1109) em Leão e Castela. Desposou Raimundo da Borgonha com quem gerou Afonso VII, futuro Rei de Leão e Castela. Desposou Afonso I de Aragão. Rainha da Galiza (1073) e Rainha de Toledo (1085). Faleceu em 1126.


Ano 1111

O Rei de Leão e Castela Afonso VII  é coroado rei da Galiza.


Ano 1113

Criação do Hospital de São João.

A Ordem de Malta, também conhecida por Ordem do Hospital, é uma organização internacional católica que começou como uma Ordem  Beneditina fundada no século XI na Terra Santa durante as Cruzadas, mas que rapidamente se tornaria numa Ordem militar cristã, numa congregação de regra própria, encarregada de assistir e proteger os peregrinos àquela terra. Segunda ordem de monges militares com raízes na Terra Santa, cujo fundador é chamado de irmão Gérard. Também foi atraída para a Reconquista Ibérica. Essa ordem tinha sido fundada não como uma ordem militar, mas como uma comunidade leiga devotada ao cuidado de peregrinos pobres pelos monges de Santa Maria dos Latinos, um mosteiro fundado em Jerusalém antes da Primeira Cruzada por mercadores de Amafi, que à época exerciam o monopólio no comércio do Ocidente. Como os Templários primitivos e os cônegos da Igreja do Santo Sepulcro, os cavaleiros seguiram a regra de Agostinho de Hipona e construíram seu hospício no local onde a concepção de São João Batista tinha sido anunciada por um anjo.


Ano 1115

Os Jurchens fundam a Dinastia Jin na China

Início do reinado do Rei da Germânia Loário III.

Lotário III nasceu em 1075. Filho do Conde de Supplingenburg Gerardo e de sua esposa Edviges de Formbach. Duque da Saxônia (1106). Sucedeu ao Imperador do Sacro Império Henrique V (1115) como Rei da Germânia. Desposou Ricarda de Northeim (1100). Envolveu-se na disputa entre os papas rivais Anacleto II e Inocêncio II tomando partido deste último que o fez corora-se Imperador do Sacro Império Romano Germânico (1133). Faleceu em Breitenwang (1137) aos 62 anos.

Morte do monge franco Pedro, O Eremita


Ano 1118

Morte do Rei de Jerusalém Balduíno I e início do reinado de Balduíno II.

Balduíno II (Balduíno de Bourcq). Filho do Conde Hugo de Renthel e de sua esposa Melisende de Montléry. Conde de Edessa (1100). Desposou Mofia de Melitene (1101), com quem gerou Melisende, futura Rainha de Jerusalém. Faleceu em 1131. 

Morte do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno e início do reinado de João II Comneno

João II Comneno. Naceu em 1087. Filho do Imperador Bizantino Aleixo I Comneno e de sua esposa Irene. Sucedeu ao pai (1118). Desposou Irene da Hungria com quem gerou, dentre outros, Miguel I Comneno, futuro Imperador Bizantino. Faleceu em 1143.

Morte do Papa Pascoal II e início do pontificado de Gelásio II

Gelásio II (Giovanni de Gaeta). Monge Beneditino. Sucedeu ao Papa Pascoal II (1118). Enfrentou o Imperador do Sacro Império Henrique IV que nomeou o seu quinto antipapa. Retirou-se para o Convento de Cluny, onde faleceu em 1119.


Ano 1119

Fundação da Ordem do Templo.

A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, mais conhecida como Ordem dos Templários, ou Cavaleiros Templários foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria.  A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1906, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém, após a sua conquista. Hugo de Payns e um cavaleiro chamado Godofredo de Saint-Omer propuseram a organização de uma comunidade de cavaleiros que seguiria a regra de uma ordem religiosa, mas a devotaria à proteção dos peregrinos. A regra que tinha em mente era a de Agostinho de Hipona, seguida pelos cônegos da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. A proposta foi aprovada pelo Rei Balduíno II e no dia de Natal, Hugo de Payns e outros oito cavaleiros fizeram votos de pobreza, castidade e obediência perante o patriarca na Igreja do Santo Sepulcro. Eles chamaram a si mesmos Os Pobres Soldados de Jesus Cristo. A fim de proporcionar-lhes uma renda suficiente, o patriarca e o Rei dotaram-nos com vários benefícios. O Rei Balduíno II também lhes providenciou um lugar para viver, encontrando espaço no palácio em que ele transformara a Mesquita Al-Aqsa, conhecido pelos cruzados como Templo de Salomão. É possível que a intenção original de Hugo de Payns e seus companheiros fosse apenas retirar-se para um mosteiro, ou talvez fundar uma confraria leiga para cuidar dos peregrinos, mas a crescente

Morte do Papa Gelásio II e início do pontificado do Papa Calisto II

Calisto II (Guido de Vienne). Nasceu cerca de 1060. Filho do Conde da Borgonha, Guilherme I e de sua esposa Estefânia de Longwy-Metz. Arcebispo de Vienne (1088). Sucedeu ao Papa Gelásio (1119). Resolveu a Questão das Investiduras por meio da Concordata de Worms (1222). Convocou o Concílio de Latrão (1123). Faleceu em 1124.


Ano 1120

O Hospital de São João transforma-se na Ordem dos Hospitalários.

Muito embora o Hospital de São João não tivesse abandonado a vocação original de cuidar dos peregrinos e dos enfermos, torna-se, sob o aval do Papa uma Ordem Militar, denominada Ordem dos Hospitalários

Raymundo de Le Puy torna-se o primeiro Grão-Mestre da Ordem dos Hospitalários

Com a morte de Gérard, fundador do Hospital de São João, Raimundo de le Puy torna-se o primeiro Grão-Mestre da Ordem dos Hospitalários 

Morte do príncipe inglês Guilherme Adelin

Guilherme Adelin (Aetheling). Nasceu em 1103. Filho do Rei da Inglaterra Henrique I e de sua esposa Margarida da Escócia. Desposou Matilde de Anjou (1119). Faleceu em 1120, durante o naufrágio do navio White Ship, provocando uma crise dinástica na Inglaterra. 


Ano 1122

Concordata de Worms.

A Igreja e o Imperador do Sacro Império Henrique V chegam a um acordo, na Concordata de Worms. A Concordata de Worms foi um tratado   celebrado entre o Papa Calisto II e o Sacro Imperador Henrique IV que encerrou a primeira fase da Questão das Investiduras entre o Papado  e o Sacro Império. Reconheceu ao Imperador o direito de investir bispos com a autoridade secular ("pela lança") nos territórios que estes governassem, mas não com a autoridade sagrada ("pelo anel e báculo"). A partir de então, os bispos passam a ser eleitos exclusivamente pela Igreja.


Ano 1123

Primeiro Concílio de Latrão.

No primeiro Concílio de Latrão foi debatida a Questão da Investidura, ponto fundamental da reforma gregoriana


Ano 1124

Morte do Papa Calisto II e início do pontificado do Papa Honório II

Honório II (Lamberto Scannabecchi). Sucedeu ao Papa Calisto II (1124), através de um suborno aceito pela família Pierloni. Promoveu a renovação moral e espiritual da Igreja. Faleceu em 1130. 


Ano 1125

A Dinastia Liao é derrotada pelos Jurchens da Manchúria

Morte do Imperador do Sacro Império Henrique V

Início do reinado do Rei da Germânia Lotário III


Ano 1126

Morte da rainha de Leão, Castela e Galiza Urraca I e início do reinado de Afonso VII, O Imperador

Afonso VII, O Imperador. Nasceu em Caldas (1105). Filho da Rainha Urraca de Leão, Castela, Galiza e Toledo e de seu esposo Raimundo da Borgonha. Sucedeu a mãe na Galiza (1111) e em Leão (1126). Rei de Castela e Toledo (1127) sendo o primeiro da Dinastia de Borgonha nestes reinos. Imperador de toda da Hispânia (1135). Desposou Berengária de Barcelona com que gerou, dentre outros, Sancho III, futuro Rei de Castela; Fernando II, futuro Rei de Leão; Sancha, futura Rainha de Navarra e Constança, futura rainha da França. Desposou ainda Richilda da Polônia e manteve relações extraconjugais com Gontrada Perez com quem gerou Urraca de Castela, futura Rainha de Navarra e, por fim, com Sancha Fernandez. Faleceu em 1157.


Ano 1127

Os Jurchens capturam a cidade de Kaifeng

Com a captura dacidade a Corte Song foge para o sul, pondo fim à Dinastia Song do Norte.


Ano 1128

Concílio de Troyes.

O Concílio de Troyes reconheceu os Cavaleiros do Templo, como uma Ordem. Hugo de Payns acompanhado de cinco membros da Ordem descreveu a fundação da Ordem e apresentou sua regra. Examinada e revisada pelos padres do concílio foi transcrita num documento de setenta e três artigos. As regras concentiam-se que homens casados integrassem na Ordem com a permissão de suas esposas, mas não podiam usar o hábito branco, e as viúvas embora fossem sustentadas pela Ordem por causa do domínio feudal trazido por seus maridos, deviam como as outras parentas dos cavaleiros ser banidas das comunidades dos templários. Seguindo a regra de Bento de Núrsia, o dormitório onde os cavaleiros dormiam deveria estar iluminado até de manhã; e os templários tinham de dormir vestidos com camisa e calções e sapatos e cinto. Não lhes era permitido barbear-se: todos os cavaleiros do Templo usavam barba; Um décimo da comida dos templários e todas as sobras eram destinadas aos pobres e eles não podiam jactar-se de suas proezas passadas nem ir a vila ou à cidade sem permissão do mestre (...) exceto para orar à noite no Sepulcro e nos lugares de oração que se situam dentro dos muros da cidade de Jerusalém. Mesmo aí os irmãos tinham de ir em pares. Dos setenta e três artigos dessa regra aprovada no Concílio de Troyes para os Cavaleiros do Templo, cerca de trinta baseiam-se na regra de Bento de Núrsia.

Casamento da princesa inglesa Matilde com o Conde de Anjou Godofredo Plantageneta

Matilde (Matilda/Maud).Nasceu em Winchester, em 1102. Filha do Rei da Inglaterra Henrique I e de sua esposa Matilde da  Escócia. Irmã de Guilherme Adelin. Desposou o Imperador do Sacro Império Henrique V (1114). Desposou o Conde de Anjou Godofredo Plantageneta (1128), com que gerou Henrique II, futuro Rei da Inglaterra. Nomeada sucessora do trono inglês após a morte do irmão durante o naufrágio do navio White Ship (1120), foi afastada da Coroa Inglesa pelos Barões, que escolheram o seu primo Estevão de Blois o sucessor do Rei Henrique I (1135). Aliou-se ao seu meio irmão Roberto de Gloucester e ao seu tio materno, o Rei da Escócia David I contra o Rei Estevão de Blois, gerando uma guerra civil, denominada "Anarquia". Depôs o Rei Estevão (1141), tornando-se a "Senhora dos Ingleses". Por sua má administração foi forçada a deixar a Inglaterra (1147). Faleceu em Ruão, 1167, aos 65 anos.

Godofredo Plantageneta (Godofredo V de Anjou). Filho do Conde de Anjou Fulque V e de sua esposa Ermengarda. Conde de Anjou (1129). Desposou Matilde (1128), filha do Rei da Inglaterra Henrique I, com quem gerou, dentre outros, Henrique II, futuro Rei da Inglaterra. Por ser angevino teve participação secundária na luta da sua esposa contra o primo Estevão de Blois pela posse do trono inglês.

A Ordem dos Hospitalários acompanha o Rei de Jerusalém Balduíno II na campanha de Ascalão.


Ano 1130

Morte do Papa Honório II e início do pontificado do Papa Inocêncio II

Inocêncio II (Gregório de Papareschi). Sucedeu ao Papa Honório II (1130). Instituiu o celibato e combateu a usura, a simonia, os falsos pontífices e os falsos sacramentos e penitências. Estabeleceu privilégios para a Ordem dos Cavaleiros Templários na Bula Omne Datum Optimum (1139). Perdeu o poder civil pelo Senado Romano (1142). Faleceu em 1143.

Formação do Colégio dos Cardeais.

Primeira eleição do Papa pelas três ordens cardinalícias.

O Antipapa Anacleto II eleva o Conde Rogério II à dignidade de primeiro Rei da Sicília.

O Rei de Aragão e Navarra Afonso I, O Batalhador concede privilégios aos templários

O Rei Afonso I concede privilégios aos templários a fim de dar prosseguimento ao seu plano de reconquista cristã contra os mouros.

Na China, a Dinastia Song transfere a sua capital para Hangzhou 


Ano 1131

Morte do Rei de Jerusalém Balduíno II e início do reinado de Melisende de Jerusalém e do Conde de Anjou Fulque V

Melisende. Nasceu em 1105. Filha do Rei de Jerusalém Balduíno II e de sua esposa Morfia de Melitene. Desposou o Conde de Anjou Fulque V, com quem gerou Balduíno III e Amalrico I, ambos futuros Reis de Jerusalém. Sucedeu ao pai juntamente com seu esposo (1131). Reinou com o seu filho, Balduíno III (1141). Faleceu em 1161.


Ano 1133

O Rei da Germânia Lotário III é eleito Imperador do Sacro Império pelo Papa Inocêncio II


Ano 1134

Morte do Rei de Aragão e Pamplona Afonso I, O Batalhador

O Rei Afonso publicou um testamento deixando seu reino para três ordens religiosas autônomas da Palestina e amplamente independentes do Papa: Os Cavaleiros Templários; os Hospitalários e os Cavaleiors do Santo Sepulcro, cujas influências espervava-se que se anulassem. O testamento tem confundido bastante os historiadores que o vêem como um gestou bizarro de extrema piedade incomum do caráter de Afonso I, que praticamente desfazia todo o trabalho de sua vida.

Início do reinado do Rei de Aragão Ramiro II

Ramiro II. Nasceu em 1084. Filho do Rei de Aragão Sancho I e de sua esposa Felícia de Roucy. Irmão de Pedro I, O Católico; de Afonso I, O Batalhador, futuros Reis de Aragão bem como de Urraca I, futura rainha de Castela. Sucedeu ao irmão (1134), ignorando o seu testamento que concedia o Reino a três ordens religiosas. Monge, depois abade e por fim Bispo. Desposou Inês da Aquitânia (1135) com quem gerou Petronila, futura Rainha de Aragão. Assinou o Tratado de Tudilén com Afonso VI, Rei de Leão e Castela (1151) fixando o avanço dos dois reinos. Faleceu em Huesca (1157).

Início do reinado do Rei de Pamplona Garcia VI, O Restaurador

Garcia VI Ramirez. Nasceu em 1110. Filho do Rei de Navarra Ramiro Sanches e de sua esposa Cristina Rodrigues. Com a morte do Rei de Aragão e Pamplona, Afonso I, O Batalhador, o reino de Pamplona caiu em uma crise sucessória. Garcia VI conseguiu manter a autonomia de Navarra frente aos primos de Aragão. Eleito Rei de Pamplona (1134), pelos bispos e nobres a fim de garantir a autonomia do reino frente aos aragoneses, contrariando ao testamento do seu sucessor Afonso I, O Batalhador. Lutou contra as investidas ao trono do Rei de Aragão Ramiro II, celebrando com este o Pacto de Vadoluongo (1135) numa tentativa de manter a autonomia entre os dois reinos. Submeteu-se a vassalagem do Rei de Leão e Castela (1135) colocando-se numa aliança contra o reino de Aragão. Desposou Margarida de L´Agle com quem gerou Sancho VI, futuro Rei de Navarra; Branca de Navarra, futura Rainha consorte de Castela e Margarida de Navarra, futura Rainha consorte da Sicília. Desposou ainda Urraca Afonso de Castela (1144) e Ganfreda Lopez. Faleceu em 1150.  


Ano 1135

Morte do Rei da Inglaterra Henrique I e início do reinado de Estevão de Blois.

Estevão de Blois (Stephen Blois). Nasceu em Blois, França (1096). Filho do Conde de Blois Estevão II e de sua esposa Adela da Normandia. Conde de Mortain (1112). Conde de Bolonha (1125). Duque da Normandia (1135 e 1141). Desposou Matilde I de Bolonha (1125) Sobrevivente do naufrágio do navio White Ship que vitimou o príncipe herdeiro Guilherme Adelin (1120), Sucedeu ao seu tio, o Rei da Inglaterra Henrique I (1135), com o apoio dos Barões, apesar da preferência do Rei por sua filha Matilde, casada com o Conde de Anjou. Deposto em 1141. Sua fragilidade no governo gerou uma guerra civil (Anarquia). Faleceu em Dover, em 1154.

A filha de Henrique I, Matilde estava com seu marido em Anjou quando o seu pai falecu. Stephen, que era neto de Guilherme, O Conquistador e líder dos barões normandos, com grandes propriedades na Inglaterra, foi o primeiro a chegar e a reivindicar o trono. As forças seculares estavam divididas e o julgamento da Igreja seria decisivo. Com o auxílio de seu irmão, o Bispo de Winchester, Estevão entrou em acordo com o Igreja e foi coroado e ungido rei

O Rei de Leão e Castela Afonso VII torna-se Imperador da Hispânia

Batalha do Estandarte

Convencido da decadência inglesa, o Rei Davi, da Escócia que era tio de Matilde atravessa a fronteira e reivindica a Nortúmbria, mas é derrotado pelo arcebispo de York com o apoio dos condados do Norte


Ano 1136

A Fortaleza de Bethgibelin é entregue a Ordem dos Hospitalários

Situada entre Hebron, nas colinas da Judéia, e Ascalão, no litoral a Fortaleza de Bethgibelin é entregue a Ordem dos Hospitalários e torna-se a primeira a ser transferida para uma ordem militar.

Morte do primeiro mestre dos Templários Hugo de Payns e início da administração de Roberto de Craon


Ano 1137

Morte do Rei dos Francos Luis VI e início do reinado de Luis VII, O Jovem

Luis VII, O Jovem. Nasceu em Melun (1120). Filho do Rei da Francia Luis VI e de sua esposa Adelaide de Sabóia. Sucedeu ao pai (1131). Desposou Leonor da Aquitânia (1137), cujo casamento foi anulado em 1152. Desposou (1154) Constança de Castela, filha de Afonso VII, Rei de Leão e Castela com quem gerou Margarida, esposa do príncipe inglês Henrique, O Jovem. Desposou Adélia de Champagne (1160) com quem gerou Filipe Augusto, futuro Rei da Francia e Inês, Imperatriz de Bizâncio. Seu reinado foi dominado por conflitos feudais com os angevinos marcando o início da longa rivalidade com a Inglaterra. Participou da segunda cruzada juntamente com a esposa Leonor da Aquitânia (1147) deixando o governo do reino nas mãos do seu irmão Henrique. Juntou-se às forças do Rei da Germânia Conrado III. Derrotado pelos Turcos na Ásia Menor e derrotado em Damasco, retornou à Francia e foi aprisionado pelos Bizantinos. Libertado pelo normando Rogério II da Sicília. Sua participação na segunda cruzada causou enorme prejuízo financeiro, político e militar ao seu reino. Conduziu guerra contra o Rei da Inglaterra Henrique II Plantageneta, principalmente após este ter se casado com Leonor da Aquitãnia, após a anulação do seu casamento com o rei dos francos. No seu reinado foi posta a pedra fundamental da Catedral de Notre-Dame de Paris (1163). Sagrou o filho Filipe (11179) Rei da Francia, último rei dos francos coroado durante a vida do seu antecessor. Faleceu em Melum (1180), sepultado na Abadia Real de Saint-Port de Barbeau.


Ano 1138

Início do reinado do Imperador Germânico Conrado III Hohenstaufen.

Conrado III Hohenstaufen. Nasceu em 1093. Filho do Duque da Suábia Frederico I. Conde de Hohenstaufen. Duque da Francônia (1115) e Rei da Germânia (1116). Sucedeu ao tio o Imperador do Sacro Império Henrique V. Fundador da dinastia Hohenstaufen de Imperadores do Sacro Império. Participou da segunda cruzada. Faleceu em 1152.


Ano 1139

Segundo Concílio de Latrão.

No segundo Concílio de Latrão pôs-se fim ao cisma do Antipapa Anacleto II

Bula Omne datum optimun.

O Papa Inocêncio II coloca a Ordem do Templo sob sua proteção, concedendo-lhes privilégios. A bula decretava que a Ordem deveria ser isenta de toda a jurisdição eclesiástica intermediária e estar sujeita apenas ao Papa. Até mesmo o Rei e o Patriarca de Jesusalém, em cuja presença os cavaleiros fundadores haviam feito seus votos, perde toda e qualquer autoridade sobre a Ordem. A bula consentia que a Ordem tivesse seus próprios oratórios e permitia que padres nela ingressassem como capelães, tornando os templários completamente independentes tanto no Ultramar quanto no Ocidente. A Ordem foi autorizada a receber dízimos, mas não precisava pagá-los; poderia ter cemitérios vinculados a suas casas e enterrar viajantes. Os templários tinham ainda o direito aos despojos tomados do inimigo e deviam ser responsáveis apenas perante seu mestre, que tinha de ser um deles. 


Ano 1141

Batalha de Lincoln

Revolta contra o domínio do rei Stephen de Blois na qual ele foi feito prisioneiro. Matilde (Maud) mesmo sem ser coroada, assume o governo inglês.

Deposição do Rei da Inglaterra Estevão de Blois

Início do reinado da Rainha da Inglatera Matilde.

Matilde

A Rainha da Inglaterra Matilde é expulsa de Londres.

A Inglaterra mergulha em confusa guerra civil, durante os seis anos seguintes. A guerra civil inglesa transformou-se na primeira reação baronial bem-sucedida contra a política centralizadora dos reis. A jurisdição baronial reafirmou seu controle.


Ano 1142

O Senado Romano subleva-se contra o Papa Inocêncio II.

O Senado toma o poder civil dos papas tendo por objetivo elevar a municipalidade ao status de comuna ou república, a exemplo de outras cidades no norte da Itália desencadeando distúrbios que se estenderiam por quarenta anos


Ano 1143

Morte do Papa Inocêncio II e início do pontificado do Papa Celestino II

Celestino II (Guido de Castello). Sucedeu ao Papa Inocêncio II (1143). Faleceu em 1144.

Morte do Imperador Bizantino João II Comneno e início do reinado de Manuel I Comneno

Manuel I Comneno. Nasceu em 1118. Filho do Imperador Bizantino João II Comneno e de sua esposa Irene (Piroska) da Hungria. Neto de São Ladislau. Sucedeu ao pai (1143), com a consagração do seu exército. Concedeu passagem a dois exércitos da Segunda Cruzada, sob o comando do Sacro Imperador Conrado III e do Rei da Francia Luis VII. Lutou contra o cavaleiro franco Reinaldo de Châtillon (1156) no Chipre, vindo a derrotá-lo na Antioquia tornando-o seu vassalo. Travou guerra com o Rei da Sicília Rogério II, derrotando-o com a ajuda do Sacro Imperador Conrado III e dos venezianos. Desposou Berta de Sulzbach. Desposou Maria de Antioquia com quem gerou Aleixo II Comneno, futuro Imperador Bizantino. Faleceu em 1180.

Morte do Rei de Jerusalém Fulque V de Anjou e início do co-reinado de Balduíno III sob regência de sua mãe Melisende

Balduíno III. Nasceu em 1130. Filho da Rainha de Jerusalém Melisende e do seu esposo, o Rei de Jerusalém Fulque V de Anjou. Irmão de Amalrico I, futuro Rei de Jerusalém. Sucedeu ao pai (1143), governando juntamente com sua genitora. Derrotado pelo lider muçulmano Nur-ad-Din em Bosra (1147) e em Damasco (1148). Desposou Teodora Comneno (1158). Desposou Maria de Antioquia, tornando-se regente de Antioquia. Faleceu em Beirute, em 1162.


Ano 1144

Os Turcos Seljúcidas sob o comando de Imad ad-Din Zengi conquistam o Condado de Edessa.

A conquista e o massacre dos cristãos em Edessa faria com que o mundo ocidental proclamasse a Segunda Cruzada. 

Morte do Papa Celestino II e início do pontificado do Papa Lúcio II

Lúcio II (Gherardo de Caccianemici). Nasceu em Bolonha. Sucedeu ao Papa Celestino II (1144). Durante o seu pontificado surgiu uma república revolucionária em Roma, que procurou privar o Papa de seu poder temporal. Forçou o Rei da Sicília Rogério II a prestar vassalagem à Santa Sé (1144). Restabeleceu o poder temporal retirado pelo Senado Romano. Faleceu em 1145.


Ano 1145

Início da Segunda Cruzada

Comandada pelo Rei dos francos Luis VII, O Jovem e pelo Imperador Germânico, Conrado III. A Segunda Cruzada foi um fracasso total. Enfraquecidos pela travessia da Anatólia, os dois exércitos não conseguiram tomar a cidade de Damasco

Morte do Papa Lúcio II e início do pontificado do PapaEugênio III

Eugênio III (Píer Bernardo Pignatelli). Nasceu em Montemagno, Itália. Ingressou na Ordem dos Cisterciense (1135). Abade nomeado pelo Papa Inocêncio II. Sucedeu ao Papa Lúcio (1145). Enfrentou a difícil situação política na Itália, provocada por Arnaldo de Bréscia, grande opositor do poder temporal dos Papas, obrigando-o a mudar-se para Siena e mais tarde estabeleceu-se por três anos na França. Em razão da tomada da cidade de Edessa pelos Turcos (1145), convenceu o Rei dos Francos Luis VII e o Rei dos Germanos Conrado II a dedicar-se a uma cruzada. Iniciou a construção do Palácio Pontifício. Faledeu em 1153.


Ano 1146

Morte do líder muçulmano Imad ad-Din Zengi e início do reinado de Nur-ad-Din.


Ano 1147

O Papa Eugênio III permite que a Ordem do Templo se utilize da cruz vermelha sobre as túnicas brancas.

O exército franco parte de Ratisbona seguindo a rota da Primeira Cruzada.

O exército contava com aproximadamente vinte mil homens sob o comando do Rei dos Francos Luis VII acompanhado por sua esposa Eleanor da Aquitânia.

O Rei dos Germanos Conrado III cruza o Bósforo com seu exército de Alemães.

Fundação da cidade de Moscou.

Batalha de Doriléia.

Os alemães são atacados e vencidos pelos turcos seldjúcidas, na cidade de Doriléia. Os sobreviventes, dentre eles o Rei Germânico, regressam a Nicéia, onde os francos juntaram-se a eles.

Os Almóadas tomam a cidade de Marrakesh

Os Almóadas passam a controlar o Norte da África e o Sul da Espanha.

Os Almóadas eram um grupo religioso berbere que que se tornou a quinta dinastia moura. 


Ano 1148

O exército cruzado chega a Damasco.

Enquanto os líderes do exército cruzado discutem uns com os outros sobre quem governaria a cidade de Jerusalém assim que ela fosse capturada, suas forças foram fustigadas pela cavalaria ligeira damascena sob o comando do governador de Alepo, Nur Ed-Din. O outrora invencível exército move-se com dificuldade de volta a Galiléia e a humilhação dos cruzados era total. Após a derrota, seus causadores procuram bodes expiatórios. O Rei dos Germanos, Conrado III parte da Terra Santa e ruma para a Europa enquanto para o Rei dos Francos, Luis VII, O Jovem os bizantinos tinham sido a causa de todos os seus infortúnios e agora estavam juntos com os sarracenos como inimigos da cristandade. Era o fim da Segunda Cruzada.


Ano 1150

Henrique Plantageneta é empossado como Duque da Normandia..

Henrique foi empossado por seus pais, Geoffrey O Plantageneta e Matilde.

Morte do Rei de Pamplona Garcia VI, O Restaurador e início do reinado de Sancho VI,  O Sábio.

Sancho VI. Nasceu em 1132. Filho do Rei de Pamplona Garcia VI, O Restaurador e de sua esposa Margarida de L´Aigle. Sucedeu ao pai (1150) e foi o primeiro a abandonar definitivamente o título de Rri de Pamplona para passar a se utilizar do título de Rei de Navarra. Desposou (1153) Sancha de Castela com quem gerou Sancho VII e Branca de Navarra, futuros Rei e Rainha de Navarra e Berengária de Navarra, futura Rainha da Inglaterra, casada com o Rei Ricardo I, Coração de Leão. O seu reinado foi caracterizado pelos constantes conflitos com os reinos de Castela e Aragão. Tentou recuperar as fronteiras do seu reino reduzidas pelos Tratados de Tudilén e de Carrion. Faleceu em 1194, aos 62 anos. 


Ano 1151

Morte do Conde de Anjou Godofredo Plantageneta


Ano 1152

Anulação do casamento do Rei da Francia LuisVII, O Jovem e Leonor da Aquitânia.

Leonor da Aquitânia. Naceu em Belin, Aquitânia, cerca de 1122. Filha do Duque da Aquitânia Guilherme X, O Santo e de sua esposa Leonor de Châtelleraut. Duquesa da Aquitânia (1130). Desposou o Rei da Francia, Luis VII, O Jovem, cujo casamento foi anulado (1152) pelo Papa Eugênio III, por alegada consaguinidade. Desposou (1152) o Conde de Anjou Henrique Plantageneta, futuro Rei da Inglaterra, com quem gerou, dentre outros, Ricardo I e João I, futuros Reis da Inglaterra. Liderou (1173) com a ajuda dos filhos Ricardo I e João I revolta contra o seu marido, o Rei da Inglaterra Henrique II, vindo a ser presa por 16 anos por liderar a conspiração. Libertada pelo filho, o Rei Ricardo I, Coração de Leão, tornando-se regente da Inglaterra, após o Rei ter partido para a Terceira Cruzada. Faleceu em 1204.

Casamento do Conde de Anjou Henrique Plantageneta e Leonor da Aquitânia

A Duquesa da Aquitânica retoma a posse do seu dote e casa-se, em segundas núpcias com Henrique II Plantageneta, futuro rei da Inglaterra. Seguindo as tradições feudais, o Rei inglês torna-se vassalo do Rei da França nos Ducados da Aquitânica e Gasconha. Desde então, as relações entre os reis da Inglaterra e França passam a ser marcadas por conflitos políticos e miltares

Morte do Rei da Germânia Conrado III e início do reinado de Frederico I Hohenstaufen, O Barbarossa

Frederico Barbarossa. Nasceu em 1122. Filho do Duque da Suábia Frederico II e da sua esposa Judite de Baiem. Duque da Suábia (1147) sucedendo ao pai. Desposou (1147) Adelaide de Vohburg. Desposou (1156) Beatriz I de Borgonha, com quem gerou Frederico V e Conrado, futuros duques da Suábia; Henrique VI, futuro Imperador do Sacro Império; Otão I, futuro conde palatino da Borgonha e Felipe, futuro Rei dos Romanos. Imperador do Sacro Império (1155), pelo Papa Adriano IV, sucedendo ao tio Conrado III. Rei da Itália (1155). Impôs a autoridade sobre o papado e assegurou a influência alemã na Europa Ocidental. Apoiou o antipapa Vitor IV em oposição ao Papa Alexandre III. Destruiu Milão (1162) incentivando a criação da Liga Lombarda (1167) e de Veneza contra suas investidas. Derrotado pela Liga Lombarda (1176) em Lagnano sendo obrigado a reconhecer o Papa Alexandre III, assinando a paz em Veneza. Elevou a Boêmia à categoria de reino. Abdicou em favor do seu filho Frederico, partindo para a Terceira Cruzada. Faleceu na Anatólia (1190) ao tentar atravessar o Rio Sélef. 


Ano 1153

O Conde de Anjou Henrique Plantageneta invade a Inglaterra

Henrique Plantageneta invade a Inglaterra e obriga o rei doente Estevão de Blois a nomeá-lo como sucessor. Esta solução põe fim à guerra civil agradando à população. 

O Rei de Jerusalém Balduíno III reúne suas forças diante da cidade de Ascalão

O Rei Balduíno III incluía em sua tropa os Hospitalários, sob o comando do seu mestre Raimundo de Le Puy e a de Templários liderada por Bernardo de Clairvaux.  A cidade se rende ao Rei e é evacuada pelos egípcios. Para o Rei de Jerusalém, Ascalão era um prêmio extraordinário e sua captura marca o ponto alto do seu reinado. Ela é doada como feudo a seu irmão, Amauri, conde de Jafa

Casamento do cavaleiro franco Reinaldo de Châtillon e da princesa Constância de Antioquia

Constância de Antioquia.  Nasceu cerca de 1127. Filha de Boemundo II de Antioquia e de sua esposa Alice de Jerusalém. Neta do Rei de Jerusalém Balduíno II. Desposou Raimundo de Poitiers, com quem gerou Boemundo III, futuro Rei de Antioquia. Desposou Reinaldo de Châtillon (1153), com quem gerou Inês de Châtillon, futura rainha consorte da Hungria. Faleceu em 1163.

Morte do Papa Eugênio III e início do pontificado do Papa Anastácio IV

Anastácio IV (Corrado di Suburra). Nasceu em Roma. Bispo de Sabina (1142). Sucedeu ao Papa Eugênio III (1153). Teve o seu pontificado conturbado durante a Comuna de Roma, período em que o povo de Roma liderado por Arnaldo de Bréscia recusava o poder temporal do Papa sobre a cidade. Opositor do antipapa Anacleto II. Procedeu ao restauro do Panteão de Roma. Iniciou a aproximação ao Imperador do Sacro Império Frederico Barbarossa, evitando que este se aproximasse do Senado de Roma. Confirmou os privilégios da Ordem do Hospital. Faleceu em Roma (1154) aos 63 anos.


Ano 1154

Tratado de Wallingford

Em 1154, sem que a situação de instabilidade na Inglaterra estivesse sido resolvida. A solução encontrada, pelo Rei Estevão através do Tratado de Wallingford foi nomear como sucessor Henrique Plantageneta, filho de Matilde.

Morte do Papa Anastácio IV e início do pontificado do Papa Adriano IV

Adriano IV (Nicholas Breakspear). Nasceu na Inglaterra, cerca de 1100. Prior em St. Rufus (1137). Cardeal-bispo de Albano pelo Papa Eugênio III. Delegado Papal na Escandinávia (1152).  Sucedeu ao Papa Anastácio IV (1154). Diligenciou a reposição da autoridade papal em Roma dominada pelos partidários de Arnaldo de Bréscia e da sua doutrina. Coroou o Rei da Germânia Fredeirco Barbarossa Imperador do Sacro Império (1155). Excomungou a cidade de Roma, obrigando o Senado a desterrar Arnaldo de Bréscia e entregá-lo para ser morto pelo Imperador Frederico Barbarossa. Faleceu em 1159.

Morte do Rei inglês Estevão de Blois e início do reinado de Henrique II Plantageneta

Estevão de Blois foi o último rei inglês da Dinastia Normanda

Henrique II Plantageneta. Nasceu em 1133. Filho de Matilde e do Conde de Anjou Godofredo V. Sucedeu ao primo de sua genitora, o Rei Estevão (1154), tornando-se o primeiro Rei inglês da dinastia angevina, pondo fim a guerra civil chamada de "Anarquia". Desposou Leonor da Aquitânia (1152) com quem gerou, dentre outros Ricardo I e João I, futuros Reis da Inglaterra. Lutou contra a rebelião movida por sua esposa e os filhos Ricardo I e João I (1173), vencendo-0s. Faleceu em Le Mans, França (1189).

Morte do Rei da Sicília Rogério II e início do reinado de  Guilherme I 


Ano 1155

O Rei da Germânia Frederico I Hohenstaufen, O Barbarossa é coroado Imperador do Sacro Império Romano Germânico pelo Papa Adriano IV


Ano 1156

O Príncipe de Antioquia Reinaldo Châtillon juntamente com o Rei da Armênia Thoros desembarca com um exército em Chipre

Chipre era, até então uma das mais pacíficas províncias do Império Bizantino. Indiferentes de os cipriotas serem cristãos, Reinaldo de Châtillon pasa a pilhar a ilha, o que causa consternação em Jerusalém, a ponto de por em risco o plano do Rei de Jeusalém, Balduíno III de uma aliança com o Império Bizantino 


Ano 1157

Morte do Rei de Leão e Castela Afonso VII

Início do reinado do Rei de Castela e Toledo Sancho III

Sancho III. Nasceu em 1134. Filho do Rei de Leão e Castela Afonso VII e de sua esposa Berengária de Barcelona. Irmão de Fernando II, futuro Rei de Leão e Galiza. Sucedeu ao pai (1157) no Reino de Castela e Toledo. Desposou Branca de Navarra com quem gerou Afonso VIII, futuro Rei de Castela. Protegeu o reino da invação do Rei de Navarra Sancho VI. Faleceu em Toledo (1158), aos 23 anos.

Início do reinado do Rei de Leão e Galiza Fernando II.

Fernando II. Nasceu cerca de 1137. Filho do Rei de Leão e Castela Afonso VII e de sua esposa Berengária de Barcelona. Irmão de Sancho III, futuro Rei de Castela e Toledo. Sucedeu ao pai (1157) no Reino de Leão e Galiza. Desposou (1165) Urraca de Portugal com quem gerou Afonso IX, futuro Rei de Leão. Desposou ainda Teresa Nunes e Urraca Lopez de Haro (1185). Celebrou tratado de Sahagun (1158) com o irmão Sancho III pelo qual concordaram a fazer guerra contra os muçulmanos e repartir o território reconquistado, sem, todavia, unificar os respectivos reinos e repartir o recém criado Reino de Portugal (1139). Invadiu o reino de Castela (1159), após a morte do irmão, com objetivo de por fim à guerra civil existente e de tomar a guarda do futuro rei e sobrinho Afonso VIII. Assinou o Tratado de Agreda (1162) com o Rei de Aragão Afonso II. Lutou contra o Rei de Portugal D. Afonso Henriques (1166 a 1168), fazendo-o prisioneiro. Invadiu o reino de Castela (1178), pondo fim ao conflito em Tordesilhas (1180). Faleceu em Benavente (1188).

Morte do Rei de Aragão Ramiro II e início do reinado de Petronila

Petronila. Nasceu em Huesca, 1136. Filha do Rei de Aragão Ramiro II e de sua esposa Inês de Poitou. Desposou o Conde de Barcelona Raimundo Berenguer IV (1150), com quer gerou Afonso II, futuro Rei de Aragão. Sucedeu ao pai (1157), tornando-se Rainha de Aragão. Abdicou ao Reino de Aragão e ao condado de Barcelona em nome do filho Afonso II (1162). Faleceu em 1174.


Ano 1158

Morte do Rei de Castela Sancho III e início do reinado de Afonso VIII

Afonso VIII. Nasceu em Sória, 1155. Filho do Rei de Castela e Toledo Sancho III e de sua esposa Branca de Navarra. Sucedeu ao pai (1158) aos três anos de idade, ficando sob o domínio dos partidos Lara e Castro que disputavam o poder, além do seu tio Fernando II que reclamava a regência do reino. Refugiou-se em San Esteban de Gormaz e Ávila. Desposou Leonor Plantageneta (1170) filha do Rei da Inglaterra Henrique II e de Leonor da Aquitânia, com quem gerou, dentre outros, Berengária, futura Rainha consorte de Leão e regente de Castela; Urraca de Castela , futura Rainha de Portugal; Branca de Casstela, Rainha consorte da França; Leonor de Castela, futura Rainha consorte de Aragão e Henrique I, futuro Rei de Castela. Negociou a paz com os reinos cristãos da Península Ibérica e iniciou a reconquista, levando à queda do Califado Almóada, após iniciar uma cruzada com apoio do Papa Inocêncio III. Faleceu em Gutierrez-Muñoz (1214).


Ano 1159

Morte do Papa Adriano IV e início do pontificado do Papa Alexandre III

Alexandre III (Rolando Bandinelli). Nasceu em Siena (1020). Sucedeu ao Papa Adriano IV (1159). Professor de Direito Canônico na Universidade de Bolonha. Cardeal em São Marcos. Sucedeu ao Papa Adriano IV (1159). Deixou Roma em razão da oposição do antipapa Vitor IV apoiado pelo Imperador Frederico Barbarossa. Reconhecido como Papa após a batalha de Legnano, retornou a Roma (1178). Excomungou os albigenses e alterou a forma de eleição pontifícia. Convocou o Terceiro Concílio de Latrâo (1179). Reconheceu a independência de Portugal ao Rei Afonso Henriques. Faceleu em Civita Castellana, em 1181.


Ano 1160

O príncipe de Antioquia Reinaldo de Châtillon é capturado pelos Muçulmanos.

Reinaldo de Chântillon faz um ataque a rebanhos de gado pertencentes a sírios cristãos e é emboscado por uma força muçulmana sob o comando do governador de Alepo, vindo a ser capturado e levado para Alepo. A falta de oferecimento pelo pagamento do resgate de Reinaldo de Châtillon fez com que ele permanecesse encarcerado pelos dezesseis anos seguintes.


Ano 1161

Morte da Rainha de Jerusalém Melisende

 


Ano 1162

Morte do Rei de Jerusalém Balduíno III e início do reinado de Amalrico I

Amalrico I. Nassceu em 1136. Filho dos Reis de Jerusalém Melisende e Fulque V de Anjou. Irmão de Balduíno III, futuro Rei de Jerusalém. Conde de Jaffa e Ascalão (1151). Sucedeu ao irmão (1162). Desposou Inês de Courtenay (1157) com quem gerou dentre outros Sibila e Balduíno IV, futuros soberanos de Jerusalém. Desposou Maria Comnena com quem gerou Isabel, futura Rainha de Jesusalém. Faleceu em 1174.

A Rainha de Aragão Petronila abdica o trono em favor do seu filho Afonso II

Afonso II (Ramón Berenguer). Nasceu em Huesca, 1157. Filho da Rainha de Aragão Petronila e de seu esposo o Conde de Barcelona Raimundo Berengário IV. Sucedeu a mãe (1162) que abdicou em seu favor, sob a regência de barões aragoneses e catalães. Rei único (1173). Celebrou o Tratado de Huesca (1191) aliando-se aos monarcas de Leão, Portugal e Navarra contra a hegemonia castelhana. Faleceu em Perpinhã (1196)


Ano 1163

O Rei de Jerusalém Amalrico I invade o Egito.

Início da construção da Catedral de Notre Dame, em Paris.

Morte da Princesa de Antioquia Constança

Com a morte de Constança, e com o exílio do seu marido Reinaldo de Châtillon o filho dela, Boemundo III, com o primeiro marido, assume o governo de Antioquia


Ano 1164

Morte da Rainha de Aragão Petronila 


Ano 1166

Morte do Rei da Sicília Guilherme I e início do reinado de Guilerme II


Ano 1167

Fundação da Universidade de Oxford


Ano 1169

A Inglaterra inicia a conquista da Irlanda.

O Sultão Saladino torna-se Vizir do Egito.

Saladino (Selah´Edine Eyubi). Nasceu em Tikrit, cerca de 1138. Filho de Nadm ad-Din. Chefe militar curdo muçulmano. Sultão do Egito (1175) e da Síria (1174), Liderou a oposição islâmica aos cruzados europeus. Derrotado pelo Rei de Jerusalém Balduíno IV (1174) na Batalha de Montgisard. Celebrou tratado de paz com os Estados Cruzados (1178). Derrotou os cruzados (1179) na Batalha de Jacob´s Ford. Reconquistou a maior parte do Reino de Jerusalém na Batalha de Hattin (1187), derrotando as forças combinadas de Raimundo III de Trípoli e de Guy de Lusignan. Ordenou a execução dos prisioneiros cristãos, dentre eles Reinaldo de Châtillon. Faleceu em Damasco (1193).


Ano 1170

Fundação da Universidade de Paris


Ano 1171

O Sultão Saladino derruba o Califado Fatimida no Egito

Com a derrubada do Califado Fatimídia, Saladino dá início à Dinastia Aiúbida que foi derrubada um século depois pelos mamelucos, antigos soldados escravos turcos que haviam assumido o comando do exército egípcio.

O Rei da Inglaterra Henrique II Plantageneta acresce a posse da Irlanda ao reino inglês.


Ano 1173

A Rainha da Inglaterra Leonor da Aquitânia e os filhos Henrique, O Jovem  Ricardo iniciam revolta contra o Rei da Inglaterra Henrique II Plantagenta

A rebelião comandada por Eleanor da Aquitânia e seus dois filhos fracassa: Ricardo e João submeteram-se de forma abjeta ao pai, ao passo que a Rainha, capturada quando viajava a fim de procurar refúgio com o primeiro marido, o Rei franco, Luis VII é levada de volta para a Inglaterra e aprisionada pelos quinze anos seguintes

Henrique, O Jovem. Nasceu em 1155. Filho do Rei da Inglaterra Henrique II e de sua esposa Leonor da Aquitânia. Irmão de Guilherme, futuro Conde de Poitiers, de Ricardo I e de João I, estes últimos futuros Reis da Inglaterra. Sucessor direto ao trono inglês, após a morte do seu irmão Guilherme (1156). Particiou da rebelião movida em conjunto com sua genitora e com o irmão Ricardo, contra o Rei inglês (1173), saindo vencido. Faleceu em 1183, aos 28 anos.

Ricardo I (Ricardo Coração de Leão). Nasceu em Oxford, Ingalterra, em 1157. Filho do Rei da Inglaterra Henrique II e de sua esposa Leonor da Aquitânia. Irmão de Guilherme, futuro Conde de Poitiers, de Henrique, O Jovem, João I, futuro Rei da Inglatera. Duque da Aquitânia (1168). Conde de Anjou e Duque da Normandia (1189). Sucedeu ao pai (1189), tendo em vista a morte do primogênito Guilherme (1156) e, posteriormente de Henrique, O Jovem (1183). Desposou Berengária de Navarra (1191). Destacou-se como um dos líderes da Terceira Cruzada. Liderou o cerco à cidade de Acre (1191), derrotando o Chefe Militar curdo Saladino. Aprisionado pelo Duque Lepoldo V da Austria (1192), foi oferecido ao Imperador do Sacro Império Henrique V. Libertado (1194) após o pagamento de resgate que deixaria a Coroa Inglesa em situação deplorável. Faleceu em Châlus (1199), vitimado por uma flechada.


Ano 1174

O Sultão Saladino captura a cidade de Damasco.

Morte do Rei de Jerusalém Amalrico I e início do reinado de Balduíno IV, O Leproso, sob a regência do seu primo Raimundo III de Trípoli

Raimundo III de Trípoli. Nasceu em 1140. Filho do Conde de Trípoli Raimundo II e de sua esposa Hodierna. Conde de Trípoli (1152), sucedendo ao pai. Derrotado pelo Chefe Muçulmano Nur-ad-Din (1164) foi feito prisioneiro. Libertado em 1173 mediante resgate. Regente do Rei de Jerusalém Balduíno IV, O Leproso (1174). Regente do Rei de Jerusalém Balduíno V (1185). Desposou Eschiva de Bures (1174). Faleceu em 1187.


Ano 1175

O Sultão Saladino torna-se Sultão do Egito.

Saladino muda a submissão espiritual dos muçulmanos egípcios para o califa de Bagdá, afirmando um domínio pessoal sobre o Egito, agindo de forma independente de Nur Ed-Din, o antigo amo de seu pai. Mesmo depois de ter demonstrado seu compromisso com o Islã ao unir diversos Estados muçulmanos contra os latinos, muitos continuaram a considerá-lo um usurpador e em seus esforços para frustrar a ascenção de Saladino ao poder absoluto após a morte de Nur Ed-Din, seus rivais fazem alianças táticas com os próprios latinos.


Ano 1176

O Sultão turco seldjucida Kilij Arslan II avança contra Bizâncio.

O Imperador Bizantino Manuel lidera um exército, mas é aniquilado pelos turcos em Miriocéfalo. A Anatólia é perdida para sempre para os turcos, e a capacidade de Bizâncio de influenciar os acontecimentos na Síria se fora com ela

Casamento de Guilherme de Montferrat e a Princesa de JerusalémSibila.

Guilherme de Montferrat (Guglielmo Lugaspada). Nasceu cerca de 1140. Filho do Marquês Guilherme V de Montferrat e de sua esposa Judite de Babenberg. Irmão de Conrado, futuro Rei de Jerusalém. Conde de Jaffa e Ascalão (1176). Desposou Sibila (1176) com quem gerou Balduíno V, futuro Rei de Jerusalém. Faleceu em 1177.

Sibila. Nasceu cerca de 1160. Filha do Rei de Jerulém Amalrico I e de sua esposa Agnes de Courtnay. Irmã de Balduíno IV, O Leproso, futuro Rei de Jerusalém. Desposou Guilherme de Montferrar (1176), com quem gerou Balduíno V, futuro Rei de Jerusalém. Desposou Guy de Lusignan (1180). Sucedeu ao irmão (1186). Faleceu em 1190.

Com o casamento, Guilerme de Montferrar recebeu o Condado de Jafa e Ascalão

Casamento do cavaleiro franco Reinaldo de Châtillon e da Senhora do Estado cruzado de Outrejordain Estefânia de Milly.

Estefânia de Milly (Étiennette de Milly). Nasceu cerca de 1145. Filha do Senhor de Nablus Filipe de Milly e de Isabel de Outrojordain. Senhora do Estado Cruzado de Outrejordain. Desposou Onofre III de Toron (1163). Desposou Miles de Plancy (1173). Desposou Reinaldo de Châtillon (1175). 


Ano 1177

Batalha de Montgisard.

Na Batalha de Montgisard, o chefe militar muçulmano Saladino atravessa o deserto do Sinai, em direção à fortaleza dos templários de Gaza, sitiando Ascalão. O Rei Balduíno IV que havia então atingido a maioridade recruta um exército para defendê-la, chegando a cidade antes de Saladino, rompendo o cerco da cidade de Ascalão juntamente com o cavaleiro franco, Reinaldo de Châtillon. Saladino é pego de surpresa, seu exército se dissolve e ele foge para o Egito

Morte do conde de Jafa e de Ascalão Guilherme de Montferrat


Ano 1179

Início do terceiro Concílio de Latrão.

No Concílio de Latrão foram estabelecidas as normas para a eleição do Papa, por dois terços dos cardeais presentes no Conclave

Batalha de Jacob´s Ford

Na Batalha de Jacob´s Ford, o chefe militar muçulmano Saladino sitia o castelo dos cruzados em Damasco, iimpondo-lhes uma derrota. Dentre os vários cavaleiros do Templo aprisionados estava o grão-mestre, Odon de Saint-Amand.


Ano 1180

Morte do Rei da Francia Luis VII e início do reinado de Filipe III

 

Filipe Augusto. Nasceu na Ile-de-France (1165). Filho do Rei da Francia Luis VII e de sua esposa Adélia de Champagne. Associado ao trono (1151). Último monarca francês a ser coroado durante a vida do predecessor pela tradição capetiana. Coroado em Reims (1179). Sucedeu ao pai (1180) aos 15 anos. Desposou Isabel de Hainaut (1180) com quem gerou Luiz VIII, futuro Rei da Francia. Desposou Ingeborg, irmã do Rei da Dinamarca Canuto VI (1193), vindo a aprisioná-la em seguida. Desposou Inês de Merãnia (1196) gerando conflito com o Papa Inocêncio III que não reconhecia esta nova união, vindo a editar um interdito sobre a Francia (1200). Expulsou os judeus, confiscando os seus bens (1182). Manteve-se em conflito com o Rei da Inglaterra Henrique II, conde de Anjou e influente na Aquitãnia, na Normandia e na Bretanha (1186-1188). Particiou da Terceira Cruzada junto com o Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão (1190). Participou do cerco a Acre (1191). Retornou a Paris (1191) com autorização papal. Apoiou o príncipe inglês João I, Sem Terra a conspirar contra o Rei inglês Ricardo I, Coração de Leão. Sob o seu reinado desencadeou-se a chamada Cruzada Albigense (1208). Faleceu em 1223

Morte do Imperador Bizantino Manuel II Comneno e início do reinado de Aleixo II Comneno

Aleixo II Comneno. Nasceu cerca de 1169. Filho do Imperador Bizantino Manuel I Comneno e de sua esposa Maria. Sucedeu ao pai (1180) sob regência da sua genitora que viria afastá-lo do trono pondo em seu lugar o seu sobrinho e suposto amante Aleixo. Reconduzido ao poder (1182) por Andrônico Comneno, primo do ex-imperador Manuel I Comneno, o qual mais tarde se tornaria co-Imperador. Faleceu assassinado (1183) a mando do co-Imperador Andrônico.


Ano 1181

Morte do Papa Alexandre III e início do pontificado de Lúcio III

Lúcio III (Ubaldo Allucingoli). Sucedeu ao Papa Alexandre III (1181). Em razão dos constantes tumultos em Roma transferiu-se definitivamente para Verona. Deu início à Santa Inquisição (1184). Faleceu em 1185.


 

Ano 1183

O Sultão Saladino captura a cidade de Alepo

Morte do Príncipe inglês Henrique, O Jovem

Com a morte de Henrique, O Jovem, o seu irmão Ricardo I torna-se o sucessor direto ao trono inglês.

Morte do Imperador Bizantino Aleixo II Comneno e início do reinado de Andrônico I Comneno

Andrônico I Comneno (Andronikos Komnenos). Nasceu em 1118. Filho do príncipe bizantino Isaac Comneno e de sua esposa Irene de Kiev. Neto do Imperador Aleixo I Comneno. Desposou Agnes de França; Eudóxia Comnena; Filipa de Antioquia e Teodora Comnena. Reconduziu Aleixo II Comneno ao trono de Bizâncio, após este ter sido afastado por sua genitora Maria. Elevado a co-Imperador, ordenou a morte do Imperador Aleixo II. Imperador único (1183). Faleceu em 1185, aos 67 anos.


Ano 1185

Início do Xogunato de Kamakura, no Japão

Morte do Papa Lúcio III e início do pontificado do Papa Urbano III

Urbano III (Uberto Crivelli). Nasceu em Milão (1130). Sucedeu ao Papa Lúcio III (1185). Faleceu em 1187.

Morte do Rei de Jerusalém Balduíno IV, O Leproso e início do reinado de Balduíno V.

Balduíno V (Balduíno de Montferrat). Nasceu em 1177. Filho do Conde de Jaffa e Ascalão Guilherme de Montferrat e de sua esposa Sibila de Jerusalém. Co-Rei de Jerusalém (1183), com seu tio Balduíno IV, O lEPROSO. Rei titular de Jerusalém (1185) sob a regência do Conde Raimundo de Trípoli. Faleceu em 1186.

Morte do Imperador Bizantino Andrônico I Comneno e início do reinado de Isaac II Ângelo

Isaac II Ângelo. Nasceu em 1156. Filho de Andrônico Ângelo e de Eufrosine Castamonitissa. Neto de Teodora Comnena, bisneto do ex-Imperador Aleixo I Comneno e de Irene Ducas, irmão de Aleixo III Ângelo, futuro Imperador Bizantino. Sucedeu a Andrônico Comneno (1185). Desposou Herina, com quem gerou Irene Angelina que se casaria com Felipe da Suábia e Aleixo IV Ângelo, futuro co-Imperador Bizantino. Desposou ainda Margarida da Hungria, irmã do Rei Bella III. Sob o seu reinado ocorreram a terceira e a quarta cruzada. Deposto pelo seu próprio irmão Aleixo Ângelo (Aleixo III) foi cegado e preso por oito anos em Constantinopla (1190). Reconduzido ao trono durante a quarta cruzada após a fuga do Imperador Aleixo III. Associou o filho Aleixo IV ao trono (1203), tornando-o co-imperador. Faleceu em 1204. 


Ano 1186

Morte do Rei de Jerusalém Balduíno V e início do reinado de SibilaGuy de Lusignan

Guy de Lusignan. Nasceu em Lusignan, Reino Franco (1150). Nobre cavalheiro franco. Desposou Sibila de Jerusalém (1180). Sucedeu ao Rei de Jerusalém Balduíno V (1186) com sua esposa. Aprisionado pelo Chefe Militar Saladino durante a Batalha de Hattin (1187). Deposto  (1190). Feito Rei de Chipre (1192). Faleceu em 1194.


Ano 1187

A cidade de Ascalão rende-se ao exército de Saladino.

 

Em Gaza, a guarnição de templários é obrigada, por seus votos de obediência, a render-se ao comando do seu grão-mestre, Gérard de Ridefort.

Batalha de Hattin

Morte do Papa Urbano III e início do pontificado do Papa Gregório VIII.

Morte do Papa Gregório VIII e início do pontificado de Clemente III

Clemente III (Paolo Scolari). Nasceu em Roma (1130). Cardeal-bispo de Palestrina. Sucedeu ao Papa Gregório VIII (1187). Organizou a Terceira Cruzada buscando a reconquista da Terra Santa. Deve-se a ele a separação da Igreja da Escócia e da Sé Metropolitana de York. Durante o seu pontificado a morte do Rei da Sicília Guilherme II sem sucessor desencadeou novo conflito entre o papado e a Casa de Hohenstaufen, quando Henrique VI, filho e sucessor de Frederico Barbarossa reclamou o trono em nome de sua esposa Constança de Altavilla. Faleceu em 1191.

Morte do Príncipe de Antioquia Reinado de Châtillon 


Ano 1188

Morte do Rei de Leão e Galiza Fernando II e início do reinado de Afonso IX

Afonso IX. Nasceu em Zamora (1171). Filho do Rei de Leão e Galiza Fernando II e de sua esposa Urraca  de Portugal. Enfrentou sua madrasta Urraca de Haro e o seu meio-irmão Sancho pelo direito à coroa de Leão. Sucedeu ao pai (1188). Desposou Teresa Sanches (1191). Desposou Berengária de Castela, com quem gerou Fernando III, futuro Rei de Leão e Castela, unindo os dois reinos. Fundou a Universidade de Salamanca (1218). Lutou contra os almóadas (1229-1230). Faleceu em Zamora (1230). Afonso IX foi o último soberano do Reino de Leão independente.


Ano 1189

Início da Terceira Cruzada.

Morte do Rei da Inglaterra Henrique II Plantageneta e início do reinado de Ricardo I, Coração de Leão

Ricardo I com todas sãs suas virtudes e defeitos característicos fundidos num molde heróico é uma das mais fascinantes figuras medievais. Tem sido descrito como a encarnação da época da cavalaria. O povo inglês puco deve aos seus serviços e pagou pesadamente por suas aventuras.  Ricardo esteve na Inglaterra apenas duas vezes por alguns breves meses durante dez anos do seu reinado. Precisava a todo custo obter dinheiro para suas campanhas na distante Palestina. Vendeu e revendeu todos os cargos do Estado; fez exigências de tributação novas e revolucionariamente pesadas, enchendo dessa forma seus cofres para a Guerra Santa

O Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão parte para a Terra Santa.

Com a partida do Rei Ricardo I, o Bispo de Ely, William Longchamp, na qualidade de chancelor desempenhara a tarefa de governar a Inglaterra. Todavia, ao imitar o esplendor de um monarca, movimentando-se pelo país com um pomposo séquito, logo atraíra sobre si a inveja e depois o ódio de toda a nobreza.  Por outro lado, a indulgência do Rei Ricardo I permitia ao seu irmão João formar um Estado dentro do Estado. João possuía os Shires de Derby, Nothingham, Somerset, Dorset, Devon e Cornwall; o Condado de Gloucester com vastas terras na Gales do Sul; as vassalagens de Lancaster e Wallingford. Das rendas que retiravam de tais terras, João não prestava qualquer conta ao Chancelor.

Frederico Barba Roxa conduziu a sua legião alemã de Rogensburg, através da Hungria até a Constantinopla. O rei grego Isaac II aliara-se a Saladino e só sob ameaça de uma cruzada contra os gregos é que, em fins de 1190 os alemães tiveram permissão de passar livremente através do Bósforo e atingir o litoral asiático

O Imperador do Sacro Império Frederico I, O Barbarossa parte da Alemanha com a maior tropa única utilizada em uma cruzada.

Frederico Barbarossa conduziu a sua legião alemã de Rogensburg, através da Hungria até a Constantinopla. O rei grego Isaac II aliara-se a Saladino e só sob ameaça de uma cruzada contra os gregos é que, em fins de 1190 os alemães tiveram permissão de passar livremente através do Bósforo e atingir o litoral asiático

Morte do Grão-mestre dos Templários Gérard de Ridefort.

Morte do Rei da Sicília Guilherme II e início do reinado de Tancredo I


Ano 1190

Casamento de Conrado de Montferrat e de Isabel de Jerusalém

Conrado de Montferrat. Nasceu cerca de 1140. Filho do Marquês de Montferrat William V e de sua esposa Judith de Babenberg. Era primo do Imperador do Sacro Império Frederico Barbarossa. Desposou Isabel (1190), filha do Rei de Jerusalém, Amalricoi I, tornando-se Rei consorte de Jerusalém. Faleceu em 1192.

Isabel de Jerusalém (Isabel I). Nasceu em 1172. Filha do Rei de Jerusalém Amalrico I e de sua esposa Maria Comnena. Irmã de Balduíno IV e de Sibila, ambos futuros Monarcas de Jerusalém. Desposou Humphrey IV de Toron (1183). Desposou Conrado de Montferrat (1190), com quem gerou Maria, futura Rainha de Jerusalém. Desposou Henrique II de Champagne. Desposou Almarico I de Chipre. Feita Rainha com Conrado de Montferrat (1190), após a deposição do Rei Guy de Lusignan derrotado na Batalha de Hattin (1987). Rainha única (1192). Faleceu em 1205.

Os cruzados sob o comando do Imperador do Sacro Império Frederico I, O Barbarossa vencem os turcos.

O Rei da Francia Filipe II parte de Gênova com seu exército rumo à Terra Santa

O Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão consentra seu exército em Marselha.

Morte do Imperador do Sacro Império Frederico I, O Barbarossa

Ao cruzar o Rio Selef, o Imperador e Rei Germânico Frederico I cai na água e é puxado para o fundo pelo peso de sua armadura, morrendo afogado. O cadáver em decomposição foi enterrado por seu filho, o duque Frederico da Suábia na Catedral de São Pedro, em Antioquia. Muitos dos soldados do Imperador regressaram após a sua morte; outros tantos morreram de peste em Antioquia a ponto de apenas aproximadamente mil homens sob o comando do Duque da Suábia teriam chegado ao acampamento cruzado em Acre.

Início do reinado do Rei da Germânia Henrique VI

Henrique VI. Nasceu em Nimega (1165). Filho do Imperador do Sacro Império Frederico I, O Barbarossa e de sua esposa Beatriz da Borgonha. Coroado Rei dos Romanos (1169), Rei da Alemanha (1190) e Imperador do Sacro Império Romano Germânico (1191), vindo a ser coroado como tal pelo Papa Celestino III (1193), em Roma. Desposou (1186) Constança da Sicília, com quem gerou Frederico II, futuro Imperador do Sacro Império. Faleceu em Messina, Itália (1197).


Ano 1191

O Rei da Germânia Henrique VI é eleito Imperador do Sacro Império Romano Germânico pelo Papa Celestino III

O Rei da Francia Filipe II retorna da Cruzada

A volta do Rei Filipe II da Cruzada em 1191 oferece novas aportunidades às ambições do príncipe inglês, João. O rei franco viu na ausência do Rei Ricardo I uma oportunidade de quebrar o pederio angevino e expulsar os ingleses da França. Ficou então combinado entre eles que Filipe II atacaria a Normandia, enquanto João promoveria uma revolta na Inglaterra

O Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão chega à Terra Santa e vence o cerco à cidade de Acre imposto por Saladino.

A guarnição muçulmana se rende. O preço a ser pago pela vida de seus habitantes foi de 200.00 besants, a libertação de 1.500 prisioneiros cristãos e a devolução da relíquia da Verdadeira Cruz. Após a tomada de Acre, vários cruzados decidem que suas promessas tinham sido cumpridas e voltam para casa. O Rei franco, Filipe II retira-se para Tiro com o Rei de Jerusalém, e então toma um navio para Brindisi. Conrado de Montferrat. O rei inglês, Ricardo I, Coração de Leão é o único a permanecer no Oriente com seu exército cruzado.

O Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão ordena a execução de prisioneiros muçulmanos.

Impaciente quanto ao obstáculo causado por Saladino quando da troca de prisioneiros e ao pagamento da indenização resolve supervisionar pessoalmente a execução dos 2.700 prisioneiros muçulmanos, entre eles mulheres e crianças.

O exército cruzado deixa Acre e marcha em direção a Haifa e Cesaréia.

Os cruzados sob o comando do Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão vencem Saladino ao sul da Cesaréia.

Apesar de pequenas perdas de ambos os lados, o resultado foi a derrota do chefe militar muçulmano, Saladino, a primeira num combate direto desde a Batalha de Hattin.

Morte do Papa Clemente III e início do pontificado do PapaCelestino III

 

Celestino III (Jacinto de Bobone). Sucedeu ao Papa Clemente III (1191). Seu pontificado foi dominado pelas relações com o Rei da Germânia Henrique VI cuja coroa fora prometida pelo Papa Gregório VIII. Faleceu em 1198.


Ano 1192

Tratado de Ramla.

Através do Tratado de Ramla, o Rei inglês Ricardo I encontrando-se sem aliados, negocia uma trégua com o Chefe Militar Muçulmano, Saladino e inicia o caminho de volta à Inglaterra, recusando-se a entrar na cidade de Jerusalém. Pelo acordo, a cidade de Jerusalém permaneceria em mãos muçulmanas, mas aberta às peregrinações cristãs e a cidade de Ascalão seria demolida; em troca Saladino garantiria o domínio cristão das cidades costeiras de Antioquia a Jafa. Por fim, os muçulmanos e cristãos deveriam ser livres para cruzar o território uns dos outros. Peregrinos cristãos deveriam ter liberdade para visitar Jerusalém e os outros lugares sagrados para a religião cristã. Balião de Ibelin, Henrique de Champagne e os mestres do Templo e do Hospital, em nome do Rei inglês, Ricardo I, Coração de Leão juraram manter a paz pelos cinco anos seguintes.

O Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão é feito prisioneiro do Rei da Germânia Henrique VI .

O cativeiro de Ricardo I, na Áustria não foi severo e durante 14 (quatorze) meses em que foi mantido prisioneiro o rei inglês continuou a ter acesso aos privilégios que a sua condição determinava. O seu resgate custou 150.000 marcos ao tesouro da Inglaterra, o que colocou o país na bancarrota, obrigando a muitos impostos adicionais nos anos seguintes.

Minamoto Yoritomo torna-se o primeiro Xogum do Japão, iniciando o longo período feudal japonês.

Morte do Rei consorte de Jerusalém Conrado de Montferrat


Ano 1193

Casamento do Rei da Francia Filipe II e Ingeborg da Dinamarca.

Após a morte da Rainha dos Francos, Isabel de Hainaut em 1190, Um dia após o casamento, cujo dote foi fixado em 10.000 marcos de prata, o rei Filipe II decide enviar a Rainha para o Mosteiro de Saint-Maur-des-Fossés, anunciando, em seguida, que pretende anular o matrimônio, alegando uma supsta ligação de parentesco.

Ingeborg da Dinamarca. Nasceu em 1175. Filha do Rei da Dinamarca Valdemar I e de sua esposa Sofia de Minsk. Irmã do futuro Rei da Dinamarca Canuto VI. Desposou o Rei da Francia Filipe II (1180). Sob o pretexto de ter o seu casamento anulado por ligação de parentesco foi enviada pelo esposo ao Mosteiro de Saint-Maur-de-Fossés onde permaneceu prisioneira. Teve o seu casamento defendido pelos Papas Celestino II e Inocêncio III. Reconciliou-se com o esposo (1213) retornando à Corte. Após a morte do Rei Filipe II, retirou-se para o priorado de Saint-Jean-de Ille. Faleceu em 1236, aos 60 anos.

Morte do Chefe Militar Muçulmano Saladino

Considerado o grande vencedor das Cruzadas, Saladino se tornou o herói de um ciclo de lendas que percorreram todo o Oriente Médio e a Europa. Seus feitos são lembrados e admirados até os dias de hoje pelo povo muçulmano. Forte protetor da cultura islâmica, não foi apenas um líder militar, mas também um excelente administrador dos seus domínios. Mandou reconstruir a Mesquita de al-Aqsa na cidade de Jerusalém e ordenou também a construção da cidadela do Cairo, bem como de outros monumentos de interesse. Quando o tesouro de Saladino foi aberto não havia dinheiro suficiente para pagar por seu funeral, eis que ele havia dado a maior parte do seu dinheiro para caridade. Sua tumba fica na cidade de Damasco, na Mesquita de Umayyad.


Ano 1194

O Rei da Inglaterra  Ricardo I, Coração de Leão é libertado pelo Imperador do Sacro Império Henrique VI mediante pagamento de resgate.

O Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão declara guerra à França.

Morte do Rei de Jerusalém Guy de Lusignan

Morte do Rei da Sicília Tancredo I e início do reinado de Guilherme III

Morte do Rei da Sicília Guilherme III

Morte do Rei de Navarra Sancho VI, O Sábio e início do reinado de Sancho VII.

Sancho VII. Nasceu em 1160. Filho do Rei de Navarra, Sancho VI, O Sábio e de Sancha de Castela. Sucedeu ao pai (1194). Desposou Constância de Tolouse. Faleceu em 1234.

 


Ano 1195

O Imperador Bizantino Isaac II Ângelo é deposto por seu irmão Aleixo III Ângelo

Aleixo III Ângelo. Nasceu em 1153. Filho de Andrônico Ângelo e de sua esposa Eufrosine Castamonitissa. Neto de Teodora Comnena, bisneto do ex-Imperador Aleixo I Comneno e de Irene Ducas, irmão de Isaac II Ângelo, futuro Imperador Bizantino. Desposou (1169) Eufrosine Ducaina Camaterina. Exilado em cortes muçulmanas por conspirar juntamente com o pai e irmãos contra o governo de Andrônico I Comneno, regressou à Corte (1190) sob o reinado do seu irmão Isaac II Ãngelo. Aclamado Imperador Bizantino (1195) quando o irmão caçava na Trácia. Capturou o Imperador Isaac II, vindo a cegá-lo e a prendê-lo em Constantinopla por cerca de oito anos. Afastou o sobrino Aleixo IV do poder. Deposto pelo sobrinho com o apoio dos cruzados (1203) exilou-se em Andrianopla e em Mosinópolis de onde tentou retornar ao trono, mas sem êxito. Faleceu em Nicéia (1211).


Ano 1196

Fundação da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos.

A Ordem dos Cavaleiros Teutônicos foi criada por um grupo de cruzados de Lubeck e Bremen, sob aprovação do Papa Celestino III, para cuidar de seus doentes feridos. A ordem adota a regra dos templários, bem como o mesmo hábito branco destes, marcando-os, porém, com uma cruz preta em vez de vermelha

Morte do Rei de Aragão Afonso II e início do reinado de Pedro II

Pedro II. Nasceu em 1174. Filho do Rei de Aragão Afonso II e de sua esposa Sancha de Castela e Polônia. Irmão de Afonso de Provença. Sucedeu ao pai (1196) no Reino de Aragão. Desposou Maria de Montpellier com que gerou Sancha de Aragão e Jaime I, futuro Rei de Aragão. Faleceu em Muret (1213).


Ano 1197

Morte do Imperador do Sacro Império Romano Germânico Henrique VI

Início do reinado do Rei da Sicília Frederico II sob regência de sua mãe Constança de Altavilla.

Frederico II. Nasceu em Jesi, Ancona, 1194. Filho do Imperador do Sacro Império Henrique V e de sua esposa Constança da Sicília. Rei da Sicília (1197), sob a regência de sua genitora e posteriormente do Papa Inocêncio III. Rei da Germânia (1212). Rei dos Romanos (1215). Imperador do Sacro Império (1220). Desposou Constânicia de Aragão, com quem gerou Henrique. Desposou Yolanda de Brienne com quem gerou Conrado IV, futuro Rei de Jerusalém e da Sicília. Manteve um caso extraconjugal com Bianca, com quem gerou Manfredo, futuro Rei da Sicília. Participou da VI Cruzada (1229). Sob o seu reinado foi construída da Universidade de Nápoli. Lutou contra o Filho Henrique aliado da Liga Lombarda, vindo a derrotá-lo (1231). Rejeitou proposta de paz das Cidades-Estados sob domínio papal (1238). Foi excomungado pelo Papa Gregório IX (1239). Sofreu oposição do Papa Inocêncio IV. Faleceu em Apúlia (1230)

Constança de Altavilla. Nasceu em 1154. Filha do Rei da Sicília Rogério II e de sua esposa Beatriz de Namur. Desposou o Rei da Germânia e Imperador do Sacro Império Henrique VI (1186) com quem gerou Frederico II, futuro Rei da Sicília, da Germânia e Imperador do Sacro Império Romano. Faleceu em 1198, dando fim à Dinastia Altavilla na Sicília.


Ano 1198

O Duque Felipe da Suábia é eleito Rei dos Romanos.

Felipe da Suábia. Nasceu em 1176. Filho do Imperador do Sacro Império Frederico I e de sua esposa Beatriz I da Borgonha. Irmão de Frederico V, futuro duque da Suábia; Conrado, futuro duque da Suábia; Otão I, futuro conde palatino da Borgonha, e de Henrique VI, futuro Sacro Imperador. Desposou (1197) Irene Angelina. Excomungado pela Igreja (1197) foi eleito Rei dos Romanos pelos príncipes germanos (1198) em oposição ao sobrinho Frederico II. Derrotado por Oto IV Brunswick, candidato dos Hohenstaufen ao trono com o apoio do Papa Inocêncio III. Reconduzido ao trono (1205) pelo Arcebispo de Colônia, derrotando Oto IV e expulsando-o da Renânia. Restabeleceu a paz com o papado (1207). Faleceu assassinado em 1208.

Morte do Papa Celestino III e início do pontificado do Papa Inocêncio III.

Inocêncio III (Lottario dei Conti di Segni). Nasceu em Anagni, Itália (1160). Filho do Conde Trasimund de Segni. Sucedeu ao Papa Celestino III (1198), aos 37 anos de idade. Aprovou a ordem religiosa de São Francisco de Assis. Guardião de Frederico II, futuro Imperador do Sacro Império (1198), recuperando os direitos papais na Sicília, abolidos pelo Rei William I sob o Papa Adriano.  Apoiou Oto IV de Brunswick (1202) como Imperador do Sacro Império em oposição a Filipe da Suábia, irmão do falecido imperador Henrique VI. Excomungou o Imperador Otto por este ter demonstrado ambição sobre os Estados Pontifícios. Coroou o Rei da Germânia Frederico II Imperador do Sacro Império (1212). Convocou a Quarta Cruzada (1198). Excomungou os cruzados que atacaram as cidades cristãs. Ordenou a cruzada contra os Albigenses, que moderou com sucesso a heresia dos cátaros na Francia. Convocou o IV Concílio de Latrão (1213). Mudou-se para o Norte da Itália (1216) removendo a excomunhão sobre Pisa decretada por Celestino III. Faleceu em Perugia, 1216.

Oto IV Brunswick é eleito Imperador do Sacro Império Romano Germânico pelo Papa Inocêncio III.

Oto VI Brunswick. Nasceu cerca 1175. Filho do Duque da Baviera e Saxônia Henrique e de Matilda Plantageneta. Irmão de Filipe da Suábia, futuro Rei dos Romanos e da Germânia. Eleito Imperador do Sacro Império (1198), pelo Papa Inocêncio III em oposição aos Hohenstaufen. Eleito Rei pelos príncipes do normte da Germânia (1198). Deposto em 1215. Faleceu em 1218.

Morte da Rainha da Sicília Constança de Altavilla

Com a morte da Rainha da Sicília, Constança I, esposa do Imperador do Sacro Império, Henrique VI, o Reino da Sicília muda de dinastia, saindo da Casa de Altavilla para a Casa dos Hohenstaufen. O Papa Inocêncio III sucedeu-lhe como guardião de Frederico, até à sua  maioridade e assegurou a sua educação formal em Roma. 


Ano 1199

Morte do Rei da Inglaterra Ricardo I, Coração de Leão e início do reinado de João I, Sem Terra.

João I (João, Sem Terra). Nasceu em Oxford, 1166. Filho do Rei da Inglaterra Henrique I e de sua esposa Leonor da Aquitânia. Irmão de Guilherme, futuro Conde de Poitiers, de Henrique, O Jovem e de Ricardo I, futuro Rei da Inglaterra. Senhor da Irlanda (1185). Assumiu o governo de fato da Ilha quando da ida do Rei Ricardo I à Terra Santa na Terceira Cruzada. Sucedeu ao irmão (1199). Desposou Isabel de Gloucestes. Desposou Isabel de Angoulême, com quem gerou Henrique III, futuro Rei da Inglaterra. Invadiu o Ducado da Bretanha (1202). Perdeu as posses da Normandia e do Condado de Anjou (1204) para a França. Procurou reorganizar as finanças do Reino em razão do pagamento do resgate para libertar o Rei Ricardo I do domínio do Imperador Henrique VI. Enfrentou rebelião dos Barões insatisfeitos com sua política. Obrigado a assinar e outorgar a Magna Carta (1215), que limitaria seus poderes. Faleceu em 1216. 

Morte do Xogum japonês Minamoto Yoritomo


Ano 1200

O Papa Inocêncio III pronuncia um interdicto contra o Reino Franco

O Papa não concorda com o casamento do Rei dos Francos, Filipe II com Inês de MerâniaComo não obtém resposta do Rei, o Papa Inocêncio III pronuncia um Interdicto (o equivalente à excomunhão para um território) sobre o reino dos Francos. O Rei Filipe II ainda assim arrasta o caso por alguns meses, mantendo Ingeborg presa na Torre de Guinette, em Étampes, até a reconciliação e suspensão do Interdico. Todavia, o Rei Filipe II não voltaria a juntar-se com a antiga esposa, continuando o processo de anulação do seu casamento, vivendo em completa bigamia











Rating: 2.1/5 (178 votos)

ONLINE
1




Partilhe esta Página




Total de visitas: 12017